Conheça Registro

Agenda de Eventos

FEVEREIRO/MARÇO:
 
CARNAVAL
Realizado todos os anos, com muita marchinha e frevo, o evento tem a finalidade de resgatar o Carnaval tradicional na cidade. Em 2013, houve pela primeira vez o desfile de bonecões, inspirado em tradições Paulistas.
 
 
MAIO:
 
RODA DE VIOLEIROS
A Roda de Violeiros “Fermínio Gonçalves de Freitas” teve início em 1971 e ocorre tradicionalmente todos os anos no dia 1º de maio, Dia do Trabalho. Além de valorizar a música raiz, o evento promove concurso entre os violeiros da região.
 
VIRADA CULTURAL PAULISTA
A cidade de Registro passou a fazer parte oficialmente em 2013, da lista dos municípios que integram a Virada Cultural Paulista, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. É o maior evento simultâneo do interior e litoral paulista, oferecendo uma programação extensa com muita música, dança, teatro, circo e artes visuais aos municípios participantes, formando uma grande festa popular.
 
 
JUNHO:
 
FESTA DO SUSHI
Realizada pela Associação Nipo-Brasileira (BUNKYO) da cidade, com apoio da ACER e Prefeitura Municipal de Registro, o evento gastronômico tem como prato principal o sushi, aliado ao sashimi, ambos da culinária japonesa. Acontece normalmente no mês de junho e além da diversidade gastronômica, apresenta atividades culturais e atrações musicais variadas.
 
 
JULHO:
 
FESTA DA SOLIDARIEDADE
O principal Evento solidário realizado em Registro acontece geralmente na primeira semana de julho no recinto da Expovale. Possui ampla praça de alimentação, com comidas típicas, sorteio de prêmios e outras atrações. É realizada e organizada pelo Fundo Social de Solidariedade e a renda arrecadada é dividida entre as entidades sociais do município, que também participam do evento com barracas na praça de alimentação.
 
 
AGOSTO:
 
BON ODORI
O Bon Odori, realizado em homenagem aos antepassados ocorre no mês de agosto, pois no Japão o Dia de Finados é celebrado neste mês; o Evento conta com a apresentação de danças folclóricas japonesas, alusivas à ocasião. Também são apresentados pratos típicos da culinária nipônica e também regional, além de feira de artesanato. Geralmente se utiliza da Praça Beira Rio, por ser um local aberto, pois seu objetivo é compartilhar com toda a sociedade essa bela manifestação da cultura japonesa.
 
FEIBANANA - Feira da Bananicultura
A Feira de Agronegócios é realizado pela ABAVAR - Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira, voltada exclusivamente para os bananicultores onde são apresentadas novas tecnologias, através de informações dos mais renomados especialistas na área em apresentações e palestras durante o Evento.
 
 
SETEMBRO:

SEMPA – SEMANA DA PÁTRIA - Olimpíada Estudantil de Registro
Criada em 1997, a Olimpíada é realizada todo ano no mês de setembro, envolvendo estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares de Registro. Os alunos competem em diversas modalidades esportivas:
 atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, xadrez e dama dividida em diversas categorias.

FESTA NORDESTINA
A Festa Nordestina é realizada pela grande e importante comunidade nordestina da cidade, que promete música ao vivo com muito forró, baião, banda de pífanos, os tradicionais reisados e bumba meu boi. Na gastronomia, não faltam pratos e iguarias tradicionais do Nordeste, que vão do acarajé à buchada, passando pelos deliciosos caldos.
 
 
OUTUBRO:
 
TORNEIO DE JUDÔ TORAICHIRO SUZUKI 
O Torneio é promovido em outubro pela Associação Registrense de Judô (ARJU) e pela 14ª Delegacia da Federação Paulista de Judô, em homenagem a Toraichiro Suzuki, grande incentivador do esporte na cidade. A competição reúne atletas de importantes clubes e Associações do esporte.
 
EXPOSIÇÃO NACIONAL DE ORQUÍDEAS DO VALE DO RIBEIRA
A Exposição é um evento oficial da Coordenadoria das Associaçðes Orquidófilas do Brasil (CAOB) promovido em outubro pela Sociedade Orquidófila do Vale do Ribeira (Orquivale). A exposição conta com uma grande variedade de orquídeas de Associaçðes Orquidófilas do Brasil.
 
 
NOVEMBRO:
 
TOORO NAGASHI
O Tooro Nagashi é uma homenagem aos mortos vítimas do Rio Ribeira de Iguape, realizado sempre no dia de finados, 02 de novembro. É um culto ecumênico com pequenos barquinhos iluminados por velas coloridas, feitos artesanalmente e soltos no Rio. Ao soltarem os barquinhos, os participantes da cerimônia iluminam o caminho dos espíritos e fazem pedidos de paz. Além da celebração religiosa, há comidas e danças típicas japonesas.
 
BAILE DA CIDADE 
É um tradicional Baile realizado anualmente em comemoração ao Aniversário da Cidade. O Baile é uma realização do Fundo Social de Solidariedade.
 
 
DEZEMBRO:
 
CANTATA DE NATAL/ PARADA DE NATAL
A Cantata sempre aconteceu na cidade de Registro na semana que antecede o Natal, com apresentações de corais de várias denominações religiosas, encenações da vida e morte de Cristo. O evento, realizado pela Secretaria de Cultura, se iniciou em 1997 e foi reformulado a partir de 2013, passando a ter outro formato, unindo crianças e participantes de várias instituições do município, com a finalidade de unir música e dança num grandioso desfile natalino, se transformando assim, na Parada de Natal. As cantatas são realizadas em duas sextas-feiras de dezembro e as Paradas acontecem aos finais de semana, conforme programação divulgada anualmente.
 
RÉVEILLON
O Réveillon de Registro conta com uma estrutura para mais de 10 mil pessoas e possui apresentação de Banda para animar a virada do ano , onde todos podem fazer a contagem regressiva assistindo a um grande show pirotécnico.