306 jovens recebem certificado de dispensa de incorporação em Registro

Solenidade foi presidida pelo prefeito e presidente da Junta Militar do município, Gilson Fantin.
Na manhã de sexta-feira, 23 de agosto, 306 jovens nascidos em 1995 e alistados pela Junta Militar de Registro reuniram-se no salão social da ACER (antigo RBBC) para prestar compromisso perante a Bandeira Nacional e receber o certificado de Dispensa de Incorporação. A solenidade, presidida pelo prefeito e presidente da Junta Militar de Registro, Gilson Fantin, contou com a presença do chefe de gabinete Lauriano dos Santos, representando a presidente da Câmara dos Vereadores, Inês Kawamoto, além de familiares e amigos dos dispensados.

Em discurso após a execução do Hino Nacional e o Juramento de Fidelidade à Pátria, o prefeito parabenizou os jovens pela etapa cumprida e lembrou-os de suas responsabilidades como cidadãos. “Vocês são o futuro de Registro, do Vale do Ribeira, do Brasil, por isso eu gostaria de pedir que olhem com carinho por nossa cidade e por nosso povo“, disse Gilson, que também entregou o certificado de dispensa a seis jovens.

De acordo com o delegado da 13ª Delegacia de Serviço Militar, Primeiro Tenente José Candido Junior, os jovens compromitentes se portaram de maneira ordeira e exemplar.

Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato ao completar 18 anos de idade. Após a inscrição, o cidadão recebe o Certificado de Alistamento Militar, com a indicação de uma data para realizar a Seleção Geral. Nessa etapa, boa parte dos inscritos é dispensada por excesso de contingente e torna-se automaticamente parte da reserva das Forças Armadas Nacionais, recebendo o Certificado de Dispensa. Sem ele, o cidadão não pode emitir passaporte, ingressar em emprego público, matricular-se em faculdades ou inscrever-se em concursos.