Abril Pra Cena segue até domingo com o melhor do teatro em Registro

Festival começou com casa cheia nesta quarta-feira, 24/04, com a estreia do espetáculo “Desamor”.
O grande público que compareceu ao auditório do KKKK na noite desta quarta-feira, 24/04, já antecipou o sucesso tão esperado para o 4º Abril Pra Cena - Mostra Nacional de Teatro. A fila que tem se tornado comum nos espetáculos – mostrando o interesse da população de Registro pelo teatro – se repetiu na abertura do Abril Pra Cena, que contou com a belíssima peça “Desamor”, da Cia. Oops! de Goiânia. O Festival segue até domingo, 28/04, com espetáculos gratuitos realizados no auditório do KKKK, sede social da ACER (antigo RBBC), Associação de Bairro da Vila São Francisco, salão da Igreja do Nosso Teto e ao ar livre na Praça Joia e no gramado do KKKK.

Na abertura oficial nesta quarta-feira, organizadores do evento falaram da emoção de proporcionar um festival de grandes proporções para a região. Fernando Barbosa, representante do Caixa Preta de Teatro, abordou o orgulho de ver o festival idealizado pelo grupo sendo ampliado. “O Abril Pra Cena nasceu da inquietação do Caixa Preta em fomentar a cultura e o teatro na cidade. O Festival nasceu do nosso sonho e este ano está sendo bem maior do que a gente esperava”, destacou Fernando. Ele agradeceu ao prefeito Gilson Fantin e a toda equipe da Secretaria Municipal de Cultura por “transformar Registro em um polo cultural”. E também dedicou o Abril Pra Cena em homenagem a Talvane Bernardo, grande incentivador do Festival e que faleceu no início deste ano.

O secretário municipal de Cultura, Cristiano Martins Oliveira, agradeceu ao Caixa Preta por aceitar e construir junto a nova proposta para o Festival que, pela primeira vez, publicou edital para convidar companhias teatrais de todo o País. O resultado foi a inscrição de 150 espetáculos, dos quais 17 foram escolhidos para se apresentarem em Registro.

Ao realizar a abertura oficial do Abril Pra Cena, o prefeito Gilson Fantin destacou a importância do investimento na cultura e no entretenimento. “O Festival de Teatro aumentou de 8 apresentações no ano passado para 28 este ano. Logo no início do ano, realizamos o Festival Cultural de Férias e, em fevereiro, o Carnaval que, graças a participação de todos vocês, foi considerado um sucesso”, afirmou o prefeito. Gilson anunciou ainda a Virada Cultural que acontecerá no final de maio em Registro. “Quero prestar minha homenagem ao Caixa Preta e agradecer a todos os integrantes do grupo pelo belo trabalho que fazem no teatro”, disse Fantin.

O diretor de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura, Carlos Alberto Pereira Junior – que também produziu o festival -, destacou ao público a diversidade de espetáculos do Abril Pra Cena. “Vocês irão rir, chorar, se emocionar. Queremos levar todos a uma reflexão. Senão vamos transformar o mundo, pelo menos queremos iniciar este processo dentro de vocês”.

Também participaram da abertura do evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Amélia Fantin, o vice-prefeito Nilton Hirota, secretários municipais e vereadores.

O Abril Pra Cena é uma realização da Prefeitura de Registro, com produção da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo e Grupo Caixa Preta de Teatro. A Mostra conta ainda com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual da Cultura, PROAC, Porto Seguro, Wolpert Paisagismo e Construção, ACIAR, ACER e Incentiv Recursos Humanos, além do patrocínio da Sabesp.

Cortejo teatral

No final da tarde desta quarta-feira, 24, alunos da Oficina Livre de Criação Teatral da Prefeitura, artistas da cidade e integrantes da Banda Municipal de Registro realizaram o cortejo teatral pela Avenida Jonas Banks Leite. O objetivo foi convidar a população para aproveitar os espetáculos.

Serviço:

A programação e as sinopses dos espetáculos podem ser conferidas no site www.registro.sp.gov.br ou no guia de programação distribuído nos locais de apresentação.

QUINTA-FEIRA – DIA 25/04

09h – Bem do Seu Tamanho – Salão Social do RBBC

Infantil - Núcleo Caboclinhas - São Paulo/SP

15h – Bem do Seu Tamanho – Salão Social do RBBC