Agosto Dourado: Mês do Aleitamento Materno e Semana Mundial da Amamentação

Em 1º de agosto, comemorou-se o Dia Mundial da Amamentação e deu-se início à Semana Mundial da Amamentação (de 01 a 7/08). O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2017 que determina ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno que buscam promover o aleitamento exclusivo até sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade.

O mês também é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Para 2020, o tema definido para a campanha foi “Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável”. De acordo com as Nações Unidas, o conceito de saúde do planeta foi definido como a saúde da civilização humana e o estado dos sistemas naturais dos quais ela depende. A natureza das pessoas e do planeta exige que encontremos soluções sustentáveis que beneficiem ambos e o desenvolvimento sustentável atende às necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras e a amamentação é uma prática chave para o alcance de todos os Objetivos de Desenvolvimento sustentável (ODS).

Nesse contexto, e diante do atual momento de pandemia que não permite ações presenciais, a Prefeitura de Registro por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ao longo deste mês, compartilhará imagens de mães registrenses, de diferentes idades e etnias, em momentos de profunda conexão e experiências únicas durante o aleitamento, destacando os vínculos entre a amamentação e o meio ambiente, relacionados à saúde humana e os ecossistemas da natureza em que temos o privilégio de viver.

“Sem romantizar, o aleitamento é um processo, às vezes doloroso e solitário e algumas mães precisam de apoio. Por outro lado é a única fonte de alimentação dos bebês até os seis meses de vida. Nada é mais natural, simples e necessário” explicou a nutricionista e especialista em aleitamento materno da Secretaria Municipal de Saúde, Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes.





























Aplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS Notícia AnteriorAplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS Próxima NotíciaAudiência Pública para elaboração e discussão da LOA 2021 será online Audiência Pública para elaboração e discussão da LOA 2021 será online