Alckmin anuncia mais de R$ 230 milhões para a saúde do Vale do Ribeira

Registro terá Hospital de Alta Complexidade e receberá ainda uma Unidade Básica de Saúde.
Além de inaugurar a Unidade do Poupatempo em Registro no último sábado, 12/04, o governador Geraldo Alckmin anunciou a destinação de R$ 150 milhões para a construção do novo hospital regional, com 220 leitos, R$ 30 milhões para instalação de 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS – uma para cada município), R$ 5 milhões para dois Centros de Apoio Psicossociais (CAPs – em Juquiá e Jacupiranga), além de R$ 15 milhões para a Central de Regulação da Diretoria Regional da Saúde (DRS), para integração dos municípios à rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também foi assinado o protocolo de intenções entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da USP, que visa dar apoio à formação e capacitação na área médica, o que inclui a retomada do programa de residência hospitalar no Vale do Ribeira, paralisado há mais de 20 anos. Durante o evento, foram entregues, ainda, uma viatura para a Seccional da Polícia Civil, que em março já havia recebido outros 4 veículos (investimento total de R$ 344 mil), e 22 ônibus para nove municípios da região, entre eles Registro.

“O projeto em parceria com o BID visa criar um modelo de gestão de redes regionais que supram as necessidades da população, evitando deslocamentos para receber atendimento”, disse o secretário estadual da Saúde, David Uip. “Teremos equipamentos de primeiríssima qualidade na região”, assegurou, ressaltando o convênio com a Faculdade de Medicina da USP para residência médica: “É a primeira vez que a Faculdade de Medicina sai do campus e vem para uma região”, informou.

David Uip lembrou que todos os investimentos de saúde na região tiveram a participação do deputado Samuel Moreira. O governador, o secretário e o representante da Faculdade de Medicina da USP, Marcos Boulos, assinaram convênio que beneficiará o Vale do Ribeira.

O prefeito Gilson Fantin informou que em Registro a Unidade Básica de Saúde (UBS) será implantada no bairro Vila Ribeirópolis. E o ônibus adaptado para cadeirantes com 21 lugares será utilizado nas atividades curriculares da rede municipal de Educação.