APCD - Vale do Ribeira e Secretaria Municipal de Saúde realizarão Campanha de Prevenção do Câncer Bucal

No sábado, dia 11/10, haverá exames gratuitos com profissionais especializados na Unidade Móvel da APCD em frente ao Centro de Saúde.
No período de 6 a 11 de outubro, a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) Regional Vale do Ribeira e a Secretaria Municipal de Saúde de Registro realizam a Campanha de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal. Entre os dias 6 e 10, serão realizados exames bucais nas Unidades de Saúde (PSF e UBS). Por meio dos exames clínicos os dentistas poderão detectar possíveis lesões na cavidade oral. Os casos com necessidade de reavaliação serão encaminhados para serem examinados na Unidade Móvel Odontológica.

No sábado, dia 11 de outubro, das 9 às 17h, haverá avaliação e reavaliação com profissionais especializados do Hospital de Câncer AC Camargo de São Paulo, Dr. José Divaldo Prado e Equipe na Unidade Móvel da APCD que ficará na frente do Centro de Saúde – UBS 4 (ao lado do Fábio Barreto). Os casos suspeitos serão encaminhados para biópsia e tratamento.

“Qualquer pessoa pode procurar a Unidade Móvel no dia 11 para fazer o exame clínico gratuito. No entanto, é muito importante que os fumantes com mais de 40 anos de idade e com ferida na boca por mais de 15 dias façam o exame”, ressalta a Secretária Municipal de Saúde, Maria Cármen Amarante Botelho.

Ainda como parte da campanha, no dia 10/10 o professor Dr. José Divaldo Prado ministrará palestra sobre “Diagnóstico de Lesões Bucais” no auditório do CEREST, das 19 às 22h. Com entrada franca, a palestra será aberta a todos os profissionais da área de saúde.

A Campanha em Registro também conta com apoio do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, APCD Central e Rotary Club de Registro Ouro.

CUIDADOS

Estudos apontam que o hábito de fumar e beber estabelece um sinergismo entre esses dois fatores de risco, aumentando 35 vezes o risco para o desenvolvimento do câncer de boca. O principal sintoma da doença é o aparecimento de feridas que não cicatrizam em duas semanas. Manchas brancas, vermelhas ou pretas, além de dificuldade de deglutição e sangramento, também são fatores importantes e que devem ser avaliado por um dentista. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.