Assistência Social promove palestra “18 de Maio” para combater violência contra crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, por meio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na segunda-feira, 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O encontro teve como intenção mobilizar e convocar a sociedade a participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.

A iniciativa reuniu profissionais da rede de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, composta por representantes da Assistência Social, Educação Municipal e Estadual, Saúde, Conselho Tutelar, Conselhos de Direitos, entre outros. O encontro teve como palestrante a Assistente Social e articuladora da DRS Vale do Ribeira, Mariane Komiyama de Oliveira e a Psicóloga, Maria Jonice Cury.

O objetivo é sensibilizar também a rede de atendimento à criança e aos adolescentes do município, através de uma reflexão sobre alguns eixos que fazem parte do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

As diretrizes são compostas pela garantia do atendimento especializado e em rede às crianças e aos adolescentes; assegurar ações preventivas contra a violência sexual e fortalecimento de todos os parceiros da rede no combate à violência e pela eliminação da violência sexual contra crianças e adolescentes, através de fóruns, comissões, conselhos de direitos.

MOBILIZAÇÃO

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual. Nos casos de denúncia, Disque 100.