Aterro sanitário de Registro está em condições adequadas, segundo a CETESB

Na última avaliação realizada pela Agência Ambiental da CETESB, o aterro sanitário de Registro recebeu a nota 8,4, indicando que as condições do local estão adequadas.
Na última avaliação realizada pela Agência Ambiental da CETESB, o aterro sanitário de Registro recebeu a nota 8,4, indicando que as condições do local estão adequadas. Com as medidas implantadas desde o início da atual gestão, o aterro tem apresentado uma constante evolução das condições: em janeiro de 2013, a nota da CETESB foi 6,6. Em maio, a avaliação subiu para 7,3 e em dezembro, 8,4.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Nelson Bazilio da Silva, as áreas encerradas do aterro sanitário, onde não pode mais ocorrer a deposição de resíduos, estão recebendo plantio de grama. A fiscalização foi intensificada, inclusive com apoio da Polícia Militar Ambiental, para evitar a entrada de invasores. A área foi cercada com arame e o aterramento é realizado assim que os caminhões concluem o depósito do lixo.

O Índice de Qualidade de Resíduos (IQR) emitido pela CETESB avalia diversos quesitos, entre eles a vigilância do local, isolamento físico e visual, compactação dos resíduos, cobertura de terra, proteção vegetal, impermeabilização do solo, drenagem e tratamento de chorume, monitoramento de águas subterrâneas, presença de catadores, ocorrências de moscas e odores, presença de aves e animais, estrutura e procedimentos.

“É importante que a população colabore cada vez mais com a coleta seletiva. Dessa forma, vários tipos de resíduos como vidros, plásticos e ferro seguem para a reciclagem e deixam de impactar o meio ambiente”, conclui o secretário.






























Próxima NotíciaAplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS