Campanha de vacinação contra a paralisia infantil começa neste sábado, 8 de junho

Todas as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos devem receber as gotinhas
Quem tem filho com idade entre 6 meses e 5 anos tem compromisso com a saúde neste sábado, 8 de junho, quando começa a campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil. Em Registro, todos os postos de saúde estarão abertos das 8 às 17h para oferecer as gotinhas. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura, a campanha seguirá até o dia 21 de junho.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda que atinge principalmente as crianças. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca e é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada.

Apesar de o Brasil não apresentar casos de paralisia infantil há 24 anos, é importante manter a população imunizada porque ainda há risco de o vírus ser reintroduzido no País. No ano passado, foram registrados 217 casos da doença no mundo. Até maio deste ano, outras 26 pessoas adquiriram a poliomielite no Paquistão, Nigéria e Afeganistão. “Como o Brasil é um país que recebe e exporta muitos turistas, é preciso manter a população protegida por meio da vacina”, destaca a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Registro, Ezeiza Stockler.

Ela explica que mesmo as crianças que já tenham tomado a dose nos anos anteriores devem receber novamente as gotinhas que previnem contra a pólio, assim como aquelas que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.