Campanha de vacinação contra a paralisia infantil começa neste sábado, 8 de junho

Todas as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos devem receber as gotinhas
Quem tem filho com idade entre 6 meses e 5 anos tem compromisso com a saúde neste sábado, 8 de junho, quando começa a campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil. Em Registro, todos os postos de saúde estarão abertos das 8 às 17h para oferecer as gotinhas. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura, a campanha seguirá até o dia 21 de junho.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda que atinge principalmente as crianças. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca e é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada.

Apesar de o Brasil não apresentar casos de paralisia infantil há 24 anos, é importante manter a população imunizada porque ainda há risco de o vírus ser reintroduzido no País. No ano passado, foram registrados 217 casos da doença no mundo. Até maio deste ano, outras 26 pessoas adquiriram a poliomielite no Paquistão, Nigéria e Afeganistão. “Como o Brasil é um país que recebe e exporta muitos turistas, é preciso manter a população protegida por meio da vacina”, destaca a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Registro, Ezeiza Stockler.

Ela explica que mesmo as crianças que já tenham tomado a dose nos anos anteriores devem receber novamente as gotinhas que previnem contra a pólio, assim como aquelas que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.
Próxima NotíciaAplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS