CEREST realiza panfletagem contra o trabalho infantil

Equipe realizou atividade nos 15 municípios da região em comemoração ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
Na semana de 9 a 13 de junho, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Registro realizou uma grande panfletagem contra o trabalho infantil nos 15 municípios de sua abrangência. A atividade marcou o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. O Dia 12 de junho também é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, instituído por lei em 2007.

“Nosso objetivo foi chamar a atenção da comunidade para essa questão que ainda preocupa o nosso País. Estima-se que 3,4 milhões de crianças e jovens entre 10 e 17 anos são submetidos ao trabalho infantil no Brasil, muitas vezes em condições perigosas e insalubres”, destaca a coordenadora do CEREST, Marlene Pereira da Rocha. Ela explica que a legislação brasileira permite o trabalho a partir dos 16 anos e a aprendizagem dos 14 aos 24 anos.

O trabalho infantil acarreta prejuízos que interferem no crescimento e no desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo de crianças e adolescentes. As principais consequências são atraso na aprendizagem, fracasso ou abandono escolar e problemas de saúde, como distúrbio do sono, irritabilidade, dores nas costas e doenças respiratórias.

No dia 12 de junho, a equipe do CEREST realizou a panfletagem em Registro junto aos motoristas e pedestres nos semáforos. Um dia antes, os técnicos estiveram em Jacupiranga, onde realizaram palestras em parceria com o CRAS do município.

DENÚNCIAS: As denúncias de trabalho infantil podem ser realizadas pelo Disque 100 e no Conselho Tutelar pelo 3822-4699 (Registro).





























Próxima NotíciaAplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS