CMDCA realiza campanha Leão Amigo da Criança e do Adolescente de Registro

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) lançou uma campanha para incentivar as pessoas a destinarem parte do Imposto de Renda Devido para ações de proteção à infância e à adolescência. Cartazes e panfletos da Campanha Leão Amigo da Criança e do Adolescente de Registro estão sendo distribuídos no município.

Quem ainda não fez a declaração – o prazo encerra no dia 30 de abril - pode destinar até 6% do Imposto de Renda Devido (pessoa física) ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Pessoa jurídica pode doar até 1% do IR Devido. A destinação pode ser feita diretamente pelo programa da Receita Federal que pode ser baixado no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). Após o preenchimento de todas as informações integrantes da declaração modelo completo, o contribuinte deverá acessar a ficha “Resumo da Declaração” e, em seguida, a opção “Doações Diretamente na Declaração – ECA”.

Ao comandar a inclusão de uma “Nova” doação, o programa exibirá automaticamente o valor disponível, devendo então o contribuinte eleger qual fundo pretende beneficiar, bem como qual valor destinará. Concluída essa etapa, o valor doado será integralmente abatido do valor do imposto a pagar ou acrescentado ao valor do imposto a restituir originalmente calculado.

A efetivação da doação se dará através do recolhimento de um DARF, que deverá ser emitida no próprio programa IRPF 2013, acessando-se na ficha “Imprimir” a opção “DARF – Doações Diretamente da Declaração – ECA”.

Se tiver dúvidas, entre em contato com o seu contador ou diretamente na Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária de Registro pelo telefone 3828-2050.