Comerciantes aprovam andamento das obras no Terminal Rodoviário de Registro

Rodoviária vai ganhar novos guichês, banheiros, duas praças de alimentação, nova cobertura e projeto de iluminação.
Trabalhando como barbeiro na Rodoviária de Registro desde que ela foi inaugurada há 31 anos, Ercino Ribeiro de Andrade acompanha da porta de seu estabelecimento o andamento das obras de reforma e ampliação do Terminal. “Cada dia vai ficando melhor”, afirma Seu Alcino, como é conhecido. Segundo ele, as obras não estão interferindo no dia a dia da Rodoviária.

“Os pedreiros trabalham respeitando os comerciantes. Não tenho do que reclamar”, destaca o barbeiro. “Fazia pelo menos uns cinco anos que a gente vinha pedindo uma reforma na Rodoviária. Agora vai ficar uma beleza. Com a Rodoviária mais bonita, vamos atrair mais gente para cá”, acrescenta Alcino. Realizadas pela Prefeitura, as obras começaram em abril deste ano. Atualmente estão sendo concluídos os oito novos banheiros (quatro adaptados), nove guichês e duas salas de espera. Tudo está cercado com tapumes para evitar incômodos a usuários e comerciantes.

Concluída essa primeira fase, serão feitas duas praças de alimentação, a nova cobertura e a implantação do novo projeto de iluminação. “A reforma era extremamente necessária e trará mais conforto e segurança para as cerca de 5 mil pessoas que utilizam o Terminal todos os dias”, enfatiza o prefeito Gilson Fantin, que realizou vistoria nas obras na quarta-feira, 3/09.

A comerciante Dirce Ferreira da Silva Delai também está satisfeita com a reestruturação. “O pessoal está de parabéns, pois não estão incomodando em nada. A gente não vê uma pedrinha fora do lugar”, revela Dirce, que comercializa milk shake e sorvetes no Terminal Rodoviário há quase 5 anos. “Quando chegamos aqui, tinha goteiras por todo lado e muita sujeira. A reforma vai trazer muitas melhorias”, afirma.

Gerente comercial da empresa de ônibus Intersul, Joaquim Carlos Creinn diz que toda obra traz certas dificuldades, mas nada que não consiga ser superado no caso da Rodoviária de Registro. “A obra está caminhando bem e acredito que, se seguir esse ritmo, será concluída dentro do prazo previsto”, comenta Joaquim. “Nossa expectativa é muito boa. Com as melhorias que serão feitas, poderemos recepcionar melhor nossos clientes”, acrescenta.

Para o representante das empresas Princesa dos Campos e Viação São João, Ezequiel dos Santos Manuel, os incômodos ocasionados pelas obras são muito bem-vindos, tendo em vista que trarão melhorias há muito tempo solicitadas para a Rodoviária. “Estou no Terminal há 20 anos e sempre ouvimos falar da necessidade de reforma. Mas é a primeira vez que vemos de fato acontecer, portanto, somos muito favoráveis às mudanças”, afirma Ezequiel.

RODOVIÁRIA MAIS LIMPA

A comerciante Dirce Ferreira também está aprovando os serviços de limpeza que, desde julho, passaram a ser feitos por uma equipe da Prefeitura. “Antes era difícil aguentar o cheiro ruim dos banheiros. Agora fica tudo limpinho, melhorou muito”. O barbeiro Alcino de Andrade compartilha da mesma opinião. “Hoje a limpeza está campeã. Antes ninguém aguentava o cheiro dos banheiros, vivia uma sujeira”.

Joaquim Creinn, gerente comercial da Intersul, diz que além da limpeza, a segurança também melhorou no Terminal. “Todas as nossas reivindicações têm sido atendidas de imediato e a Prefeitura tem dado o suporte necessário”.

A Prefeitura assumiu a administração do Terminal quando encerrou-se o contrato com a empresa Plataforma 15. Assim que a reforma estiver concluída, será realizada uma nova licitação para a concessão da Rodoviária de Registro.

Próxima NotíciaInscrições abertas para o 2º Prêmio Guaracuí de Literatura Inscrições abertas para o 2º Prêmio Guaracuí de Literatura