Comunidades registrenses ganham pluviômetros para auxiliar no enfrentamento a enchentes

Equipamentos serão operados por equipes da comunidade local que serão treinadas.
Em parceria com a Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Registro, o projeto “Pluviômetros nas Comunidades” iniciou na quarta-feira, 06 de novembro, a instalação de pluviômetros semiautomáticos no Jardim Caiçara, Centro, Vila São Francisco e Conjunto Habitacional Eiji Matsumura (Bloco B). O objetivo é introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos.

O projeto é desenvolvido em parceria entre a Defesa Civil, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD). Os pluviômetros, equipamentos que medem a quantidade de chuva, realizam de forma automática a medida e o armazenamento dos valores de intensidade e do acumulado de precipitação pluviométrica que ocorre sobre o local. Eles serão operados por equipes da comunidade local que serão treinadas, promovendo assim o engajamento dos moradores.

Os dados coletados incrementarão a base que o CEMADEN utiliza na elaboração dos alertas a serem enviados ao CENAD, da Secretaria Nacional de Defesa Civil/Ministério da Integração Nacional. O CENAD, por sua vez, se articula com os órgãos de defesa civil estaduais e municipais informando sobre os riscos de deslizamentos de solos/rochas, inundações e enxurradas relacionadas a chuvas intensas em áreas propícias a tais ocorrências.