Curso Caminhos do Cuidado forma a quarta turma em Registro

O CEFORH (Centro de Formação em Recursos Humanos/SES-SP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Registro, concluiu o curso de mais uma turma do projeto Caminhos do Cuidado. O encerramento foi realizado no dia 02/06 e contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Jô Rangel, além da tutora do projeto e coordenadora do CEREST, Marlene Rocha.

Com mais esta conclusão, o Caminhos do Cuidado totaliza a formação de 80 profissionais entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Auxiliares e Técnicos em Enfermagem. “A iniciativa tem como meta oferecer formação em saúde mental, crack e outras drogas como estratégia para possibilitar aos profissionais da Atenção Básica trabalhar em conjunto com a Saúde Mental, acolhendo e cuidando do usuário”, explicou Marlene Rocha.

O curso possui uma carga horária de 60 horas, das quais 40 horas são desenvolvidas na modalidade presencial e 20 horas em atividades práticas. Em Registro o projeto foi implantado em 2014 e a meta é que qualifique 100 profissionais.

Todo o trabalho é desenvolvido conforme as especificidades de cada território, levando em conta a realidade de cada região onde os profissionais atuam. A Secretária de Saúde, Jô Rangel, esclarece a importância do curso para a saúde do Município. “Isso representa muito para o processo de reforma psiquiátrica, da política de saúde mental com ênfase na rede de atenção psicossocial com vistas à produção de cuidado, a reintegração social e de cidadania da pessoa usuária de álcool e outras drogas”.