Desfiles de blocos, charanga e shows farão a alegria do Carnaval em Registro

Os tradicionais bonecões também estarão presentes para inovar a folia
Os foliões estão na expectativa. E quem não tem fantasia, não precisa se preocupar. Para pular o Carnaval em Registro é só esbanjar alegria na passarela. Em parceria com a Associação Comercial (ACIAR), a Prefeitura vai resgatar o melhor do Carnaval, com desfiles de blocos, matinê, charanga e shows musicais. Tudo ao som das marchinhas carnavalescas, do frevo e do samba para garantir uma festa para toda a família.

Além de 12 blocos de Registro, foliões de outros municípios da região também estão se organizando para incrementar o Carnaval registrense. A expectativa é grande, principalmente com o bloco dos Bonecões, confeccionados na oficina promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo. “Tradicionais no Carnaval de Olinda, os bonecões de Registro foram inspirados em personagens locais, o que deve atrair ainda mais a curiosidade do público”, explica o secretário de Cultura, Cristiano Martins Oliveira.

Quem também deve atrair uma multidão para o desfile é o Bloco das “Gaychas”, que reunirá homens vestidos de mulher e mulheres fantasiadas de homem na tarde de terça-feira, 12/01. Acompanhado por um trio elétrico, o bloco das Gaychas será o único a desfilar na Avenida Jonas Banks Leite, seguindo até a Praça Beira Rio. Os outros blocos percorrerão a Rua João Batista Pocci Júnior, a partir da altura da Rua Meraldo Prévid, também até a Praça.

Além das “Gaychas”, o Bloco do Flango está fazendo a maior propaganda e promete muita alegria na passarela. E o pessoal do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) convida a todos que têm mais de 60 anos a mostrar que samba no pé e alegria não têm idade. Para a criançada, haverá matinê na tarde de domingo, 3/02. “Toda a população está convidada a fazer parte dessa festa. O registrense não precisa mais viajar para ter um Carnaval de qualidade. Vamos resgatar a alegria de pular o Carnaval no nosso município”, enfatiza o secretário de Cultura.

O prefeito Gilson Fantin destaca também a importância econômica da festa para a cidade. “Além de proporcionarmos lazer de qualidade para a população, temos certeza que o investimento no Carnaval se reflete no aquecimento econômico, com geração de empregos temporários e arrecadação pelos comerciantes, não só entre aqueles que irão participar da praça de alimentação, mas também com a procura por materiais para confecção de fantasias e alegorias, restaurantes e rede hoteleira”, afirma o prefeito.

A programação de Carnaval de Registro começa no sábado, 09/02, às 20h, com o Grupo de Afoxé Opará, que costuma realizar um ritual para pedir paz e proteção aos foliões. Após os desfiles dos blocos, as noites terminam com show de Carnaval com a Banda Saint German no palco da Praça Beira Rio.

Programa DST/HIV

Para ajudar a garantir proteção nesse Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde de Registro encontrou uma maneira diferente de orientar e conscientizar o público sobre sexo seguro. Na abertura do Carnaval, o Grupo Caixa Preta de Teatro realizará apresentação dramática do texto “A Coisa”. Trata-se de uma performance divertida sobre os efeitos do amor, do sexo e das doenças que rondam as relações. Durante todas as noites de folia, os integrantes do Caixa Preta também estarão em cena com o “Posto Salva Vidas”. De forma lúdica e bem humorada, eles distribuirão camisinhas e informativos para os foliões. A ação faz parte do Programa Municipal de DST/HIV da Secretaria Municipal de Saúde.

Programação Carnaval 2013 - Registro

Sábado 09/02

20h / 20h50m Grupo de Afoxé Opará

21h / 21h50m Bloco Arrastão (Iguape)