Equipe Técnica da Secretaria de Assistência Social de Registro participa de palestra da Frente Paulista

A comitiva registrense contou com 26 integrantes, sendo: Assistentes Sociais, Psicólogos e Pedagogos Sociais.
Profissionais da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária de Registro participaram de palestra com a Professora Doutora em Serviço Social, Aldaíza Sposati, realizada no auditório do SENAC em São Paulo, no dia 26 de março. O tema do encontro foi “Trabalho Social com Famílias”.

A comitiva registrense contou com 26 integrantes, sendo Assistentes Sociais, Psicólogos e Pedagogos Sociais. O coordenador do CRAS Central, João Alves de Arruda Junior, destacou a importância de participar de eventos para os profissionais da Assistência Social, pois vivenciam diariamente o trabalho realizado com famílias nos CRAS e CREAS.

Um dos trechos da palestra que chamou a atenção foi quando Aldaíza Sposati falou sobre o cuidado que o profissional deve ter durante o atendimento a pessoa em situação de vulnerabilidade. “O trabalho com famílias requer considerar algumas dimensões estratégicas: olhar o sofrimento das pessoas e não a família como incapaz, potencializar as pessoas para combater o que causa o sofrimento e não ajudar as pessoas a se sentirem um pouco melhor na pobreza, discutir ética e política. Ou seja, considerar o que torna os sujeitos como livres ou como escravos e fortalecer a democracia e o que exige o desenvolvimento de potenciais de cada um. É preciso perguntar pela afetividade que une a família gerada, ao invés de analisar a influência da estrutura familiar e, por fim, combater desqualificações das famílias e dos seus membros”.

Ao final da palestra, o Presidente da Associação da Frente Paulista dos Dirigentes Públicos Municipais da Assistência Social, Hélio Benetti, agradeceu a presença dos profissionais de Registro e destacou o trabalho da atual gestão que foi divulgado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social sendo o número 1 em investimentos na área da Assistência Social do Estado de São Paulo.

Benetti também citou o reconhecimento do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome pela reportagem com a responsável técnica da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Caterine Costa Pereira, que desenvolveu com a gestora Cristiane Marques e equipe novas estratégias para melhorar os serviços oferecidos pelos CRAS no município de Registro, sendo a única cidade de médio porte no Estado de São Paulo que possui cinco unidades de CRAS em funcionamento e o sexto em fase de implantação.

O Prefeito Gilson Fantin afirmou que todos os serviços executados pela Assistência Social foram muito bem elaborados e realizados com comprometimento das equipes. Ele lembrou que houve investimentos do poder púbico, mas sem a dedicação dos funcionários, o município não teria chegado a esse reconhecimento tão importante. “A nossa equipe é composta por ótimos profissionais que fazem toda a diferença na qualidade do atendimento ao nosso usuário, facilitando o acesso aos seus direitos”.