Escolas municipais recebem projeto de conscientização de uso da água

Na Semana Mundial da Água, equipe da Secretaria do Meio Ambiente ministra palestra sobre o uso consciente da água para alunos das escolas municipais.
Na Semana Mundial da Água, de 18 a 21 de março, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, em parceria com as Secretarias da Educação e Assistência Social, realizou projeto especial de educação ambiental sobre o uso consciente da água com os alunos das escolas municipais. A equipe da Secretaria do Meio Ambiente ministrou palestra na EMEB Nicea Hirota da Silva no dia 18, na EMEF Presidente Jucelino Kubitschek de Oliveira no dia 19, na EMEF Vereador Kesao Kasuga no dia 20, e na EMEF João Batista Pocci Junior no dia 21. Após a palestra, com o auxílio dos participantes do Projeto Jovemix, os alunos confeccionaram brinquedos com sucata. Reaproveitando os materiais, evita-se que eles sejam descartados nos rios, poluindo as águas.

“É fundamental agir de forma consciente para evitar a poluição dos mananciais de água doce e reduzir as perdas e desperdícios. Pequenas atitudes diárias podem dar resultados surpreendentes”, disse a coordenadora técnica de saneamento ambiental, Milena Koki. De acordo com a coordenadora, a meta deste projeto é conscientizar as crianças para o uso racional da água em casa. “Os cuidados devem ser adotados em relação ao banho, ao uso da pia do banheiro, ao lavar a roupa ou a louça na cozinha, ao regar plantas, ao lavar o carro, enfim, há uma série de atitudes que ajudam a economizar água”, completou.

Atualmente, mais de 80 países já sofrem com a escassez. Uma grande parte da população do planeta não tem acesso à água potável e são muitas as pessoas acometidas por doenças relacionadas à água de má qualidade. O uso racional e responsável pode ajudar a mudar esse quadro. Evitar uma torneira gotejando, que desperdiça mais de 16 mil litros de água por ano, daria para matar a sede de uma pessoa por quase 23 anos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/mês (cerca de 110 litros por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.





























Próxima NotíciaAplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS