Estudante de Agronomia desenvolve projeto agropedag骻ico em creche de Registro

Com uma ideia na cabe鏰 e um ideal no cora玢o, Tamires Tangerino, estudante do oitavo per韔do de Engenharia Agron鬽ica da UNESP, voluntariamente desenvolveu um projeto agropedag骻ico para as crian鏰s do Maternal I A e B e Maternal II A e B da creche municipal Kioshi Seimaru. Com apoio da Secretaria de Educa玢o da Prefeitura de Registro, desde o in韈io do ano a estudante tem promovido atividades l鷇icas com as crian鏰s toda segunda-feira para ensinar sobre a import鈔cia que a agricultura tem na produ玢o c韈lica de alimentos.

O projeto, que encerra na pr髕ima segunda-feira, 10/06, tamb閙 sensibilizou os pequenos alunos sobre os cuidados necess醨ios com o meio ambiente. Sabendo da complexidade de alguns temas que abordaria, a volunt醨ia adaptou os assuntos para o entendimento das crian鏰s. Executando com clareza e de forma l鷇ica, ela intertextualizou as mat閞ias e informa珲es reais com brincadeiras e explica珲es para que os pequenos pudessem compreender da melhor forma. 揘a atividade agropedag骻ica, o que importa n鉶 apenas o produto da atividade que dela resulta, mas a pr髉ria a玢o, momentos de aprendizado que s鉶 diretamentes interligados com a realidade que os rodeia, momentos de percep玢o, de conhecimentos, momentos de vida, citou Tamires em seu projeto.

Utilizando v韉eos, teatros, conta玢o de hist髍ias, m鷖icas e outras formas did醫icas criativas, o projeto conquistou as crian鏰s enquanto ensinava sobre flores, frutos, ra韟es, insetos e outros assuntos. Com o aux韑io do amigo Gleidson Mariotto, os alunos fizeram carimbos com frutas e pintaram usando diferentes tipos de folhas como molde. No dia mundial da conserva玢o do solo, com o aux韑io do tamb閙 estudante de Agronomia, Douglas Francisco, as crian鏰s conheceram os diferentes tipos de texturas de solos, substratos e outros materiais feitos de terra. Com a estudante Paula Hiroko, Tamires apresentou um inset醨io e moldes de cabe鏰s de insetos que puderam ser manuseadas.

揊iquei bem feliz com o feedback dos pequenos, eles me reconhecem na rua e quando chego na creche aquela festa porque sabem que sempre tenho uma novidade, comemora Tamires, que espera que outras pessoas se inspirem e se dediquem a algum projeto volunt醨io como o desenvolvido por ela.

No encerramento do projeto, a volunt醨ia preparou uma surpresa para os alunos. Na pr髕ima segunda-feira todos receber鉶 mudas de hortali鏰s para que, junto com seus pais, plantem e cuidem da plantinha em casa. As mudas foram cedidas pelo professor Dr. Pablo Forlan Vargas.

Tamires agradece a Cilze Guedes, Elza Massako Kuroda, Carolina Lara e todos os funcion醨ios da Creche Kioshi Seimaru.

Pr髕ima Not韈iaAplicativo Zeladoria de Registro est dispon韛el tamb閙 para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro est dispon韛el tamb閙 para iOS