Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação é realizada em Registro

Município também será polo da etapa intermunicipal e coordenará os 14 municípios do Vale do Ribeira, reunindo cerca de 530 delegados nos dias 02 e 03 de agosto.
Mais um importante passo foi dado pela educação no país. Na terça-feira, dia 25 de junho, a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Registro em parceria com a Diretoria de Ensino – Região de Registro realizou a etapa municipal da CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação. 210 delegados representantes das escolas públicas, municipais, particulares, faculdades, escolas técnicas, sindicatos, associações e demais instituições do município reuniram-se na UNISEPE para contribuir nas discussões sobre o tema “Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”. Na ocasião foram escolhidos 80 delegados que participarão da etapa intermunicipal. Para que a participação da população seja efetiva, antes da etapa nacional, que será em fevereiro do próximo ano, também será realizada uma etapa estadual.

Em discurso durante a abertura do evento, o prefeito Gilson Fantin falou sobre a importância dos resultados desta conferência para a evolução da educação no País. “A Prefeitura está apoiando esta iniciativa desde o primeiro momento em que sinalizaram a possibilidade de o município sediar esta etapa da Conferência, nós fomentamos o diálogo, pois só assim vamos chegar num bem comum”, disse Gilson. Registro será o município polo da etapa intermunicipal e coordenará os 14 municípios do Vale do Ribeira, reunindo cerca de 530 delegados nos dias 02 e 03 de agosto.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Simone Patrícia Castilho Cunha, a etapa realizada subsidiou as discussões das diferentes conferências, servindo como parâmetro para os debates locais, municipais, estaduais e regionais. “Os resultados se traduziram em proposições e deliberações com as posições dos diferentes grupos, garantindo assim o aprofundamento das discussões de forma democrática e participativa nas plenárias”, completou Simone.

Após a abertura oficial, os delegados dividiram-se para discutir sobre os eixos com temas para a discussão e criação de propostas de emendas. Os sete eixos buscavam orientar a formulação de políticas de Estado para a educação nacional nos diferentes níveis, etapas e modalidades. O Eixo I - o PNE e o Sistema Nacional de Educação - organização e regulação, foi exposto pela supervisora estadual Valéria de Souza Satyro e pela secretária municipal de Educação Simone Patrícia Castilho Cunha. O Eixo II - A educação e diversidade – justiça social, inclusão e direitos humanos pela supervisora estadual Selma de Araújo Torres Omuro e pela supervisora municipal Vera Regina Fumie Hashimoto. O Eixo III - A educação, trabalho e desenvolvimento sustentável – cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente, supervisionado pelo diretor Cleiton Costa Peniche e o secretário de Desenvolvimento Agrário Nelson Basílio da Silva. O Eixo IV - A democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem, exposto pelo vice-prefeito Nilton Hirota da Silva e pela dirigente regional de Ensino da Região de Miracatu Ademilda Pereira Moreira Suyama. O Eixo V - A gestão democrática, participação popular e controle social, exposto pelo Dirigente Regional de Ensino da Região de Registro Gabriel Marcos Spínula e pela Coordenadora Técnica Municipal da Educação Infantil Gizelda Guatura Barbosa.

O Eixo VI – A valorização do profissional da educação – formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e contou com a coordenadora da Oficina Municipal – Itaú Social Alícia Freijo Rodrigues, analista da Oficina Municipal – Itaú Social Maria Célia Trentino Milan, coordenadora técnica Municipal do Ensino Fundamental Cinira Alves da Silva e supervisora Municipal Lilian Clivatti Rodrigues. O Eixo VII - O financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos, exposto pelo supervisor estadual Carlos José Alves Morais e supervisora municipal Maria Luiza Itsuko Suguinoshita Rebello.

A Secretaria de Educação parabeniza a Comissão Organizadora: supervisora municipal Karina Hatsumi Yamada Kasuga, coordenadora técnica municipal de Educação Especial Benilde Telles da S. Morais, supervisora estadual Margareth Patekoski Porto, supervisora municipal Luiza Aparecida de Souza, coordenador técnico municipal Administrativo Reginaldo Guilhermino Libório, assessora municipal de Projetos Ivete Souza de Arruda, diretora do Núcleo de Informação e Tecnologia da Diretoria de Ensino, Leiko Nemoto B. Ferreira.