Festival de Arte para Crianças recebe inscrições para oficinas e workshops

Realizado com apoio da Prefeitura de Registro, Festival será entre os dias 7 e 12 de outubro
Estão abertas as inscrições para oficinas e workshops do 7º Festival de Arte para Crianças, que será realizado entre 7 e 12 de outubro em Registro. O evento, cuja proposta é levar ao público infantil uma mescla de linguagens artísticas com shows e apresentações, oferece também uma programação teórica e lúdica de temas ligados ao fazer artístico.

As inscrições para oficinas e workshops são gratuitas e devem ser feitas de segunda à sexta-feira, as 9 às 17h30, na Secretaria Municipal de Cultura (Rua Miguel Aby-Azar, 124). O período de inscrições encerra sexta-feira, 26 de setembro. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (13) 3822-4492 ou pelo e-mail cultura@registro.sp.gov.br.

O Festival é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo com execução da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte e correalização da Prefeitura de Registro. A programação completa pode ser conferida no site www.arteparacriancas.org.br.

WOSRKSHOPS PARA EDUCADORES

Dia 08/10 no Centro Cultural K.K.K.K.

19h – Patrimônio, paisagem cultural e ressignificação do espaço, com Simone Scifoni

Mestre e Doutora em Geografia pela USP, atualmente é professora na Universidade. Como geógrafa atuou em instituições como o IPHAN e Condephaat/SP. Aborda principalmente os seguintes temas: patrimônio cultural, patrimônio natural, meio ambiente, políticas de preservação e ensino de geografia.

20h30 – Contação de Histórias, com Maria Amália Camargo

Formada em italiano e português pela USP. Trabalhou no Museu de Arte Contemporânea (MAC) onde participou do desenvolvimento de jogos e atividades do espaço lúdico do museu. É autora e tradutora de vários livros infantis que lhe renderam convites para a Flip, em Paraty (RJ), projetos como o Viagem Literária e oficinas nas Fábricas de Cultura de São Paulo-SP.

Dia 09/10 no Centro Cultural K.K.K.K.

Dia 09/10 no Centro Cultural K.K.K.K.

19h – Novas mídias na arte-educação, com Glaucia Brito

Mestre em Tecnologia pela UTFPR e Doutora em Linguística pela UFSC. É professora da UFPR com experiência nas áreas de Educação e Comunicação. Seu trabalho tem ênfase em tecnologias da informação e comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: “Comunicação e tecnologias” e “Novas mídias na educação e cultura”.

20h30 – Música para crianças no ambiente escolar, com Darli Ventura

Darli Margarete Ventura Paulillo é graduada em Regência pela UNICAMP e vem desenvolvendo extenso trabalho na Área da Educação Musical com especial enfoque em Teoria/Percepção e Iniciação Instrumental. Atualmente é professora de Teoria/Percepção no Conservatório de Tatuí, nas Áreas Erudita e Popular, e na Banda Municipal de Registro.

OFICINAS PARA ESTUDANTES

“Era uma vez… Criação de histórias”, com Maria Shu

Local: Centro Cultural K.K.K.K.

Idade: de 8 a 12 anos

Turma 1: dias 07, 08 e 09 de outubro das 10h às 11h30 (25 vagas)

Turma 2: dias 07, 08 e 09 de outubro das 14h30 às 16h (25 vagas)

A oficina de criação de histórias tem como objetivo despertar a imaginação e invenção da criança, mesclando fábulas (contos do imaginário coletivo) e objetos (confeccionados ou não pelos participantes) para compor uma história inédita. Serão trabalhados na oficina a participação, a interação e o jogo artístico. A atividade objetiva conhecer, por meio de jogos lúdicos, os elementos estruturais da história, estimulando a singularidade criadora da criança.

Maria Shu é professora e dramaturga. Pós-graduada em Língua Portuguesa e especializada em Dramaturgia pela SP Escola de Teatro. É autora de peças como “Cabaret Stravaganza”, “Giz”, “Relógios de Areia”, “Mofo”, “Ar Rarefeito”, entre outras. Lecionou em escolas para crianças, jovens e adultos. Ministra oficinas de literatura e dramaturgia. Escreveu o livro infantil “Zebra sem nome”, poemas e contos infantis, como “Tênis novo, concha nova”.

“O Corpo Brincante – danças brasileiras”, com Kleber Lourenço

Local: Centro Cultural K.K.K.K.

Idade: de 8 a 12 anos

Turma 1: dias 07, 08 e 09 de outubro das 10h às 11h30 (25 vagas)

Turma 2: dias 07, 08 e 09 de outubro das 14h30 às 16h (25 vagas)

A oficina de dança “O corpo brincante” é voltada para crianças e tem como foco a vivência das danças e tradições populares principalmente do nordeste brasileiro. O objetivo geral da oficina é vivenciar através de jogos, brincadeiras, danças, músicas e dinâmicas teatrais, o universo das tradições populares e as relações lúdicas existentes nelas. Neste divertido processo, cada participante descobre e desenvolve as potências dançantes do próprio corpo.

Kleber Lourenço é ator, bailarino, coreógrafo, encenador e arte-educador. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco e mestrando em Artes pela Unesp. Atua no programa Fábricas de Cultura, dirige o Visível Núcleo de Criação e a Capulanas Cia de Arte Negra. Integra o grupo Terreiro de Pesquisas e Investigações Cênicas. Fez residências artísticas na Europa e teve espetáculos circulando pelo Brasil e exterior.

“Vivência no Picadeiro – iniciação circense”, com Du Circo

Local: Centro Cultural K.K.K.K.

Idade: de 8 a 12 anos

Turma 1: dias 07, 08 e 09 de outubro das 10h às 11h30 (25 vagas)

Turma 2: dias 07, 08 e 09 de outubro das 14h30 às 16h (25 vagas)

A oficina de vivência circense apresenta para as crianças técnicas básicas de utilização do corpo e dos instrumentos usados nos espetáculos. A descoberta se dá através de jogos de coordenação motora em grupo; esquetes cômicas de palhaço; iniciação e correção do jogo de malabarismo; malabarismo com lenços, bolas, pratos e claves; formação de coreografias em grupo e desenvolvimento de cenas.

Du Circo (Eduardo Pinheiro) já ministrou cursos de circo para crianças em diferentes unidades do SESC, Escola Móbile, Cia. Nau de Ícaros, Galpão do Circo, Programa de Formação para Palhaços Jovens dos Doutores da Alegria, entre outros. É integrante do grupo Namakaka e Doutores da Alegria e já se apresentou em países como Grécia, Argentina, Chile, Alemanha, França, Holanda, Eslovênia e Dinamarca.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira – 7/10

9h: Exposição “Polaroides (In)visíveis – Tom Lisboa (K.K.K.K.)

10h e 14h30: Teatro “Judas em Sábado de Aleluia” – Teatro do Bardo (Teatro Wilma Bertelli)

Quarta-feira – 8/10

10h e 14h30: Teatro “As Três Penas do Rabo do Grifo” – Faz e Conta (Teatro)

Quinta-feira – 9/10

10h e 14h30: Teatro “Denise Desenha nas Paredes” – A Digna Companhia (Teatro)

Sexta-feira – 10/10

10h: Teatro “O Lugar de Onde se vê” – Cia. Ouro Velho (Teatro)

10h e 14h30: Teatro “A Condessa e o Bandoleiro” – Barracão Cultural (K.K.K.K.)

19h: Cerimônia de abertura (Teatro – área externa)

19h30: Música “Sítio do Picapau Amarelo” com BNegão e os Seletores de Frequência (Teatro – área externa)

Sábado – 11/10

9h e 11h: Teatro “Intolerância” – Buzum (Praça Beira Rio)

13h e 15h: Teatro “Intolerância” – Buzum (CEU Vila Nova)

14h: Dança “Oras Bolas” – Cia. Noz de Teatro (K.K.K.K.)

15h30: Teatro “A Cuca Fofa de Tarsila” – Cia. Articulares (Praça Beira Rio)

16h30 e 18h: Teatro “Intolerância” – Buzum (Centro Comunitário do Agrochá)

16h30: Literatura “Contação de Histórias” – Batucajé (K.K.K.K.)

17h30: Circo “Nelson do Bigodinho” – Cia. Moscas Volantes (Praça Beira Rio)

19h: Música “Estórias de Cantar” – Banda Estralo (Teatro – área externa)

Domingo – 12/10

10h: Circo Malabarístico – Irmãos Becker (Praça Beira Rio)

10h30 e 16h: Teatro “Agora eu era Herói” – Cia Um de Teatro (K.K.K.K.)

11h30: Teatro “Sonhatório” – Cia. Truks (Teatro)

14h: Performance “Brincando com Bolhas de Sabão” – Miguel Luiz Ambrizzi (Praça Beira Rio)

14h30: Ópera “Elixir do Amor” – Willian Produções (Teatro)

17h: Teatro “Construtório” – Cia Truks (Teatro)

19h: Circo “O Mundo dos Irmãos Becker” – Irmãos Becker (Praça Beira Rio)

Acompanhe também a programação do 2º Festival da Cidadania, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Registro, no dia 11 de outubro (sábado) a partir das 9h no K.K.K.K. – palco externo.

INGRESSOS: Devem ser retirados na bilheteria do Teatro com uma hora de antecedência. Limite de 2 ingressos por pessoa.
Próxima NotíciaAplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS