Investimentos na Assistência Social melhoram atendimento oferecido à população

Em apenas 18 meses do governo, foram implantados dois CRAS (Bloco B e Arapongal), além da estruturação do CRAS Central e do CRAS Vila Nova com aquisição de novos mobiliários e contratação de mais profissionais.
Uma das marcas da gestão Gilson Fantin é dar atenção especial à população, especialmente aos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Esse trabalho pode ser visto por meio dos grandes investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária que resultaram em conquistas importantes para o bem estar dos munícipes.

Em apenas 18 meses do governo, o Prefeito se encarregou de implantar dois CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), um na região do bairro Bloco B e outro no bairro Arapongal. Além disso, estruturou o CRAS Central e o CRAS Vila Nova com aquisição de novos mobiliários e equipamentos de informática e a contratação de mais profissionais para atender de forma mais adequada à população.

“Graças à atenção da Prefeitura no setor de assistência social, a avaliação dos serviços melhoraram de forma significativa. Foram realizados investimentos para melhorar as condições de trabalho e ampliar o atendimento. Evoluímos bastante, mas continuaremos trabalhando ainda mais em benefício da população”, afirmou Fantin, durante reunião com a equipe técnica da Secretaria no dia 1º/10.

O resultado pode ser confirmado por meio dos atendimentos prestados. Atualmente são atendidas 837 pessoas, sendo 401 consideradas prioritárias e distribuídas num total de 60 grupos entre os quatro CRAS.

Outro dado importante está relacionado aos encaminhamentos para a rede de serviços (saúde, educação, Cadastro Único, INSS, esporte e lazer, cultura, trabalho e emprego). Todos os meses, cerca de 1.600 pessoas recebem algum tipo de orientação nas unidades da rede de Assistência Social.

“Toda a equipe é muito comprometida em prestar um atendimento de qualidade. A pedido do Prefeito Gilson Fantin, já está em andamento o projeto para instalação de mais dois CRAS nos bairros Jardim Paulistano e Agrochá”, explicou a Secretária Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidaria, Cristiane Marques.

Nos CRAS também são realizadas oficinas de Geração de Renda e capacitação, como: artesanato, culinária, trabalhos manuais, costura e customização. Para que isso se tornasse realidade o Governo Municipal realizou a contratação de dois profissionais específicos para capacitação profissional e economia solidária. De acordo com levantamento da própria Secretaria, foram qualificados 611 munícipes que participaram de cursos ou palestras para construir uma alternativa de geração de renda e ter o seu próprio negócio ou qualificação para ingressar no mercado de trabalho.

Foi implantado também o CadÚnico que possibilitou maior agilidade no processo de identificação de famílias de baixa renda, para que possam ter acesso aos programas sociais do Governo Federal.

PARCERIA DE SUCESSO

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social trabalha também com a qualificação dos munícipes por meio de parcerias bem sucedidas com o Fundo Social de Solidariedade de Registro e o Instituto Federal com os cursos do PRONATEC. As qualificações já prepararam 420 munícipes para o mercado de trabalho com as diversas opções de cursos.

“Estamos alcançando um resultado satisfatório em relação ao número de pessoas que estão ingressando ou retornando ao mercado de trabalho, ou então iniciam com base no que aprenderam durante as palestras e cursos que oferecemos”, destacou Cristiane Marques.

A Presidente do Fundo Social do Município, Maria Amelia Fantin, finalizou. “A nossa gestão é pautada em contribuir com a qualidade de vida dos munícipes. Os cursos da Escola de Beleza, Escola de Moda e Padaria Artesanal estão dando muito certo e queremos continuar com essa excelente parceria com a Secretaria de Assistência Social e com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo”.