IPEM realizará evento para orientar prefeituras, câmaras e comerciantes

Encontro regional será no dia 23 de agosto, na sede do Rotary Clube de Registro.
Com apoio da Prefeitura de Registro e da Associação Comercial (ACIAR), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) realizará evento no município para divulgar os serviços prestados pelo órgão e orientar comerciantes, prefeitos e vereadores da região. Serão dois encontros distintos no dia 23 de agosto, na sede do Rotary Clube de Registro. Pela manhã, as informações serão direcionadas ao setor público. À tarde, o IPEM irá orientar os comerciantes. O evento contará com a presença do superintendente do IPEM-SP, Alexandre Modonezi, e pela manhã deve ser prestigiado pelo deputado estadual Samuel Moreira, presidente da Assembleia Legislativa.

O objetivo é orientar os comerciantes para que evitem a aplicação de multas e promovam, assim, a proteção do consumidor. Enquanto que as informações direcionadas a prefeituras e câmaras de vereadores têm intenção de contribuir para que os órgãos públicos comprem apenas produtos e serviços com a certificação do Inmetro.

Em parceria com a FACESP (Federação das Associações Comerciais), o IPEM promoverá 14 encontros no Estado. O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Defesa de Cidadania e órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Com uma equipe de fiscalização formada por mais de 300 especialistas e técnicos, realiza em todo o Estado de São Paulo operações de fiscalizações rotineiras e especiais em todos os instrumentos de medição (balanças, bombas de combustíveis, etc.), assim como em produtos têxteis e de certificação compulsória (capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carros para crianças, etc.).

É papel do IPEM também conferir todos os produtos disponíveis no mercado que já vêm com o peso estampado na embalagem, além de verificar se os produtos possuem selo do Inmetro e se apresentam todas as informações exigidas. Todo produto têxtil, por exemplo, deve informar ao consumidor na etiqueta, obrigatoriamente, dados do fabricante ou do importador, CNPJ, país de origem, composição têxtil, símbolos que indicam quais devem ser os cuidados de conservação do produto e indicação de tamanho, tudo em português. Na falta de alguma informação ou na existência de avisos conflitantes que prejudiquem o consumidor, o responsável pelo estabelecimento comercial é notificado e o IPEM-SP determina que o produto seja retirado do ponto de venda para correção. O comerciante é multado e deve apresentar a nota fiscal do produto para que sejam identificados o fabricante ou distribuidor, caso contrário é considerado o único responsável pelos erros detectados. Além disso, o IPEM é responsável pela auditoria nos meios de hospedagem.

Serviço

Encontro do IPEM-SP

Data: 23 de agosto (sexta-feira)

9h30 – Prefeituras e Câmaras

14h30 – Comerciantes/empresários

(Não é necessária inscrição prévia)

Local: Rotary Clube de Registro

Rua José Antonio de Campos, 40 - Centro
Próxima NotíciaAplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS