Lu Alckmin e Maria Amélia Fantin inauguram Polo Regional da Escola de Beleza em Registro

A primeira-dama do Estado fez questão de vir a Registro somente quando os cursos já estivessem funcionando.
“A gente não inaugura fita e nem maquinário. A gente inaugura quando tem pessoas. E aqui já temos 40 alunos sendo qualificados, além de outras 50 pessoas na lista de espera para participar dos cursos”, revelou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin, ao inaugurar o Polo Regional da Escola de Beleza de Registro. Junto com a presidente do Fundo Social de Registro, Maria Amélia Fantin, e do prefeito Gilson Fantin, Lu Alckmin descerrou a placa inaugural do Polo no final da manhã desta terça-feira, 28/05.

A primeira-dama do Estado fez questão de vir a Registro somente quando os cursos de Manicure e Pedicure, Maquiador, Depilação e Design de Sobrancelhas e Assistente de Cabeleireiro já estivessem funcionando. As aulas iniciaram na semana passada, cada curso tem duração de dois meses e conta com 10 alunos. “A beleza está em alta, até os homens estão se cuidando mais. E a beleza gera renda”, destacou Lu Alckmin, ao explicar que o objetivo da Escola da Beleza é proporcionar alternativas de renda para os moradores. Segundo ela, o Polo Regional de Registro é o primeiro do Estado a ser inaugurado (à tarde, Lu Alckmin inaugurou o Polo de Juquiá), sendo que serão implantados 29 polos no interior e outros 28 na capital paulista.

“Meu primeiro emprego foi de manicure e tenho muito orgulho de dizer isso”, revelou a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Registro. Maria Amélia agradeceu aos professores dos cursos, aos alunos e ao Governo do Estado pela parceria que possibilitou a implantação da Escola da Beleza. “Nosso objetivo é proporcionar dignidade para as famílias, que as pessoas possam tirar o sustento do seu trabalho”. Na mesma linha de pensamento, o prefeito Gilson Fantin destacou que a qualificação profissional é um meio de melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Compartilhamos a ideia de que é melhor ensinar a pescar”. Gilson ressaltou ainda o apoio do Governo do Estado, que já autorizou nesses primeiros cinco meses do ano cerca de R$ 10 milhões em investimentos para Registro.

Após a breve solenidade de inauguração, Lu Alckmin fez questão de conhecer as instalações dos cursos da Escola de Beleza e conversar com os alunos. O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Nilton Hirota, da presidente da Câmara Inês Kawamoto, das presidentes dos Fundos Sociais dos municípios de Cajati, Marcia Hirome Koga; Eldorado, Ivanir Poffo Beber; Iporanga, Sandra Rodrigues da Silva,; e Pariquera-Açu, Juceléia Muniz Nascimento, além de vereadores e demais lideranças da região.

A Escola de Beleza

A implantação do Polo Regional da Escola de Beleza é resultado de convênio entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Registro, por meio do Fundo Social de Solidariedade do município. O Governo do Estado forneceu os equipamentos e capacitou os profissionais do município para ministrar os cursos.

Único homem entre as alunas da Escola de Beleza de Registro, Bruno Ferreira, de 22 anos, está aproveitando a oportunidade para se qualificar e depois vai tentar abrir o próprio negócio. “Sempre tive vontade de trabalhar na área da beleza e estou adorando o curso de cabeleireiro”, revelou o aluno, que planeja fazer também os cursos de maquiagem e depilação.

Para ministrar as aulas, quatro profissionais de Registro participaram de um curso de 10 dias promovido pelo Fundo Social do Estado para aprender as técnicas de ensino. O Polo Regional da Escola de Beleza de Registro está apto a formar profissionais da região para que eles, após a qualificação em São Paulo, também possam ministrar os cursos em suas cidades.