Máscaras contra o coronavírus: quem, quando, onde e como usar

A expectativa do que está por vir com o aumento nos casos positivos do novo coronavírus no Brasil tornou comum à utilização de máscaras. Saiba quem, quando, onde e como usar.

TIPOS DE MÁSCARAS:

Cirúrgica descartável – Deve ser usada somente por quem apresenta sintomas de Covid-19 e para aqueles que cuidam de indivíduos com sintomas, como tosse e febre.

Modelo N-95 – Deve ser utilizada somente por profissionais da saúde.

Tecido – Recomendada pelo Ministério da Saúde, apenas para uso comunitário, ou seja, fora do âmbito hospitalar. Vai ao mercado, ao banco, ao hortifrúti? – use, porém devem ser trocadas a cada duas horas. São laváveis e reutilizáveis.

Lembrando que para retirar a máscara, sempre segure pelo elástico, não toque o centro da máscara enquanto estiver usando e também quando descartá-la.

DESCARTE:

As máscaras descartáveis são itens classificados como lixo hospitalar e para o descarte correto a orientação é colocá-la num saco plástico, jogar em uma lixeira fechada e lavar as mãos com água e sabão imediatamente após o descarte, evitando tocar em qualquer superfície.

RECOMENDAÇÕES A SEREM MANTIDAS MESMO COM O USO DE MÁSCARA: As maneiras mais eficazes de proteger a si e a outros contra o coronavírus são: evitar contato próximo com pessoas que sofrem infecções respiratórias agudas, realizar lavagem frequente das mãos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.


























Próxima NotíciaInscrições abertas para o 2º Prêmio Guaracuí de Literatura Inscrições abertas para o 2º Prêmio Guaracuí de Literatura