No Dia Mundial do Diabetes, Saúde de Registro realiza exames de glicemia

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, número de pessoas com a doença aumentou 40% em seis anos.
No Dia Mundial do Diabetes, comemorado na quinta-feira, 14 de novembro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Registro realizou atividade de prevenção na Praça Dr. Martins Barbosa (Joia) das 15 às 16h30. Cerca de 100 pessoas realizaram exame para medir a taxa de açúcar no sangue (glicemia), mediram a pressão arterial e receberam orientações nutricionais da equipe da Secretaria.

A educadora física do programa Vidativa, Oliete do Prado, promoveu alongamento com os moradores. O secretário municipal de Saúde, João Sakô, e o diretor do Departamento Técnico da Rede de Saúde da Secretaria, Renato Querubim Andrades, acompanharam a atividade e também realizaram os exames.

João Sakô destacou os dados de uma pesquisa do Ministério da Saúde, que apontou o aumento da incidência de diabetes na população. Segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012), o número de pessoas com diabetes aumentou 40% entre 2006, primeiro ano do levantamento, e 2012. O percentual de brasileiros que se declararam diabéticos passou de 5,3% para 7,4% no período.

O avanço do diabetes está relacionado ao excesso de peso, à falta de exercícios físicos, à má alimentação e ao envelhecimento da população. O Vigitel apontou que 75% do grupo de brasileiros convivendo com o diabetes estão acima do peso. Em 2012, pela primeira vez o número de pessoas com sobrepeso superou a metade da população, chegando a 51%. “Por isso a importância de manter uma alimentação saudável e a prática de atividade física”, ressaltou o secretário João Sakô. Em Registro, atualmente a saúde municipal acompanha em torno de 3.800 pessoas com diabetes.