Nota Oficial da Prefeitura de Registro sobre o CDP

A Prefeitura Municipal de Registro reitera a posio da Secretaria de Administrao Penitenciria do Estado de So Paulo sobre a instalao de um Centro de Deteno Provisria (CDP) no municpio. Conforme ofcio assinado pelo secretrio Lourival Lopes, ser construdo em Registro um CDP dotado com alas para abrigar presos condenados em regime fechado que praticaram delitos na regio ou que possuem familiares residindo no Vale do Ribeira.

O ofcio foi entregue ao prefeito Gilson Fantin ainda antes da posse, durante audincia realizada no dia 10 de dezembro em So Paulo. O secretrio garantiu que Registro no ter mais uma Penitenciria de Segurana Mxima, como era o projeto original do governo. O CDP abriga detentos que ainda aguardam julgamento. Atualmente, h mais de 350 homens presos nas cadeias pblicas da Regio. Com a implantao do CDP, essas cadeias sero desativadas, trazendo maior segurana aos municpios.

O projeto de instalao de 49 unidades prisionais no Estado foi iniciado em 2008 pelo governo estadual. De l para c, a comunidade e a Prefeitura de Registro se mobilizaram e realizaram diversas manifestaes contrrias implantao da penitenciria no municpio. Mas o processo continuou seu cronograma e o governo obteve as licenas necessrias para instalar a unidade em Registro.

Aps as eleies, Gilson Fantin retomou o dilogo com o governo estadual. Na audincia com o secretrio de Administrao Penitenciria, agendada pelo deputado estadual Samuel Moreira, o prefeito eleito obteve a garantia de que Registro ter um Centro de Deteno Provisria. O nmero de vagas no deve ser alterado, j que a quantidade de presos pode variar futuramente.

Prxima NotciaAplicativo Zeladoria de Registro est disponvel tambm para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro est disponvel tambm para iOS