Panorama da Gestão dos Resíduos Sólidos no município

Na segunda semana do Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente orienta como deve ser feita a segregação dos resíduos e para onde são destinados. A Gestão dos Resíduos Sólidos do município é baseada nas legislações vigentes, principalmente nas diretrizes das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos.

Para facilitar o entendimento da população sobre a destinação correta dos resíduos, a SMDAMA elaborou “O Caminho do Nosso Resíduo”, que demonstra a forma de separação e a rota de cada um deles.

No caso dos Materiais Recicláveis, Lixo Orgânico, Rejeitos e Resíduos Volumosos, considerados resíduos sólidos urbanos, a coleta é feita porta a porta pela Prefeitura. O cronograma está disponível no site neste link.

Já os resíduos com potencial de poluição fazem parte do instrumento de Logística Reversa, isto é, os fabricantes e revendedores implementam pontos de coleta para recolher estes resíduos e dar a destinação adequada. Por exemplo: baterias, celulares, pilhas, pneus, lâmpadas, produtos eletrônicos, embalagens de agrotóxico, medicamentos, entre outros.

Em caso de dúvidas sobre a separação dos resíduos, os munícipes devem entrar em contato com a SMDAMA pelo telefone 3822-5947 para que possam auxiliá-los.

Lembrando que nesta quarta-feira, 17/06, às 19h, será realizada a Audiência Pública Virtual de apresentação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Além de ações e metas de melhoria para estes resíduos, também serão abordados os resíduos de construção civil, resíduos de serviços de saúde, resíduos industriais, entre outros. Todas as informações do evento podem ser consultadas no site da Prefeitura neste link.

Participe!