Prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) é prorrogado para 2016

Em Registro, a Prefeitura continuará auxiliando os proprietários de imóveis rurais abaixo de quatro módulos ficais (até 64 hectares) a fazer o cadastro.
O prazo de inscrição de propriedades rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que terminaria na última quarta-feira, 6 de maio, foi adiado para o mês de maio de 2016. A informação foi divulgada pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente.

Portanto, proprietários e possuidores rurais têm mais um ano para inscrever seu imóvel, mas não devem esperar o prazo se aproximar para aderir ao cadastro para evitar problemas.

Em Registro, muitas propriedades já foram cadastradas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente continuará auxiliando os proprietários de imóveis rurais abaixo de quatro módulos ficais (até 64 hectares), sendo que até o momento já foram atendidos aproximadamente 140 proprietários pela equipe da Prefeitura. A CATI e a CBRN também prestam auxílio e tiram dúvidas a respeito do cadastro.

No estado de São Paulo, aproximadamente 55% da área cadastrável havia sido inserida no sistema, com registro de mais de 140 mil imóveis.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Nelson Bazílio, explica os benefícios que os proprietários de áreas rurais podem receber. “Com a adesão ao CAR, que é obrigatória, o proprietário pode participar do ‘Programa Nascentes’, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a restauração de áreas degradadas em Área de Preservação Ambiental (APP). E também têm direito à continuidade do uso consolidado em APP, desde que a atividade seja anterior a 22 de julho de 2008, entre outras vantagens”.

SERVIÇO

Confira os locais onde é possível obter auxílio para o preenchimento do CAR: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente - Avenida Haguemi Matsuzawa, nº 875, Vila Ribeirópolis. Agendamento pelo telefone: 3822-5947 / 3822-5946

CBRN Registro - Rua Melastomáceas, 54. Vila Tupi. Telefone: 3821-6027

CATI Registro - Avenida Wild José de Souza, 456, Vila Tupi. Telefone: 3821-3444