Prefeito aborda os princípios da Administração Pública no 1º Ciclo de Palestras da ETEC

Gilson Fantin foi convidado a ministrar palestra no primeiro dia de programação.
A Escola Técnica Estadual do Centro Paula Souza em Registro promove esta semana o I Ciclo de Palestras da ETEC, com o objetivo de discutir assuntos importantes e atuais para os estudantes. Na segunda-feira, 5/05, primeiro dia de palestras, o prefeito Gilson Fantin abordou o tema “Administração Pública”.

“Como prefeito, administramos não só os recursos municipais, administramos também as expectativas da população, dos cidadãos e cidadãs que nos elegeram para o mandato”, enfatizou. “A Prefeitura deve estar preocupada com o todo e colocar em prática os princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e também a economicidade”, relatou.

Ao falar sobre o orçamento municipal, Gilson Fantin destacou a importância de se rever o Pacto Federativo (divisão dos impostos entre governos federal, estadual e municipais), já que o município é responsável pela maior parte dos serviços públicos, mas fica com apenas 12,5% dos impostos. “Hoje o grande desafio está em envolver a população nas discussões políticas. O povo está cobrando cada vez a administração e isso é justo. Mas, além dos direitos, é preciso conhecer e cumprir os deveres”.

O prefeito abordou os tipos de licitação e explicou os procedimentos que a administração pública precisa seguir ao contratar produtos, serviços e obras. “São inúmeros detalhes que garantem a transparência de todo o processo, mas que demandam tempo”. Gilson também falou sobre sua experiência enquanto empresário e a busca da eficiência na gestão pública para garantir serviços públicos de qualidade à população.

“Quero agradecer e parabenizar o diretor da ETEC, Mauro Sérgio Adinolfi, e o coordenador do Ciclo de Palestras, professor José Cristiano Góis, pelo convite para a palestra e pela realização do evento. O Centro Paula Souza tem grande importância na formação dos nossos jovens e na construção do futuro de Registro”, disse o prefeito.

O I Ciclo de Palestras da ETEC é realizado no Teatro Wilma Bertelli entre os dias 5 e 9 de maio, com palestras a partir das 19h30.