Prefeito de Registro inaugura serviços da UPA 24 horas

No primeiro dia de funcionamento, a Unidade realizou 231 atendimentos.
“Hoje é um dia de vitória para todos nós. Como já disse a primeira-dama do Estado, dona Lu Alckmin, nós não inauguramos placa, inauguramos serviços. E aqui está a UPA com as portas abertas, funcionando para a população”, afirmou o prefeito Gilson Fantin, ao inaugurar os serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas na noite de sexta-feira, 11 de abril. Ao lado do deputado estadual Samuel Moreira, do secretário de Saúde de Registro, João Sakô, do presidente da Apamir, José Antonio Jeremias Junior, e outras autoridades e lideranças, o prefeito destacou que o município investe 31,5% do orçamento na saúde para cuidar das pessoas.

“Queremos atender bem a população e desenvolver o sentimento de cidadania. Precisamos que a população nos cobre o que precisa ser melhorado e também nos ajude a cuidar da cidade. Por meio do diálogo, conseguimos desenvolver um novo modelo de saúde, com novos protocolos para agilizar e melhorar o atendimento”, disse Fantin. “Com o apoio do deputado Samuel e do governador Geraldo Alckmin, colocamos a UPA para funcionar e vamos conquistar ainda muitas melhorias para a saúde do nosso município”.

Durante discurso, Samuel Moreira ressaltou a importância do SUS para a saúde pública e abordou as dificuldades que os municípios enfrentam para conseguir recursos para investir no setor. “Hoje quase toda a gestão da saúde fica nas mãos dos municípios. São eles que fazem a prestação dos serviços à população. Mas na divisão dos impostos, 62% ficam com o governo federal, 25% com o Governo do Estado e apenas 13% vai para os municípios. Ou seja, os municípios têm muita responsabilidade ao prestar o serviço, mas também têm muita dificuldade de conseguir o recurso”, comentou o deputado. “O prefeito trabalha com o orçamento apertado e estamos lutando para trazer recursos. O (prefeito) Gilson é muito esforçado, tem trabalhado muito por Registro, nós temos acompanhado. Este será o ano de colher os frutos plantados no ano passado, um ano tão difícil”, acrescentou Samuel.

Em sua apresentação, o secretário municipal de Saúde destacou o apoio do Governo do Estado, que liberou mais de R$ 1 milhão para aquisição de equipamentos e material permanente para a UPA, e revelou que o Governo Federal enviou agora em março outros R$ 566 mil para equipar a Unidade. “Além de finalizar a parte estrutural da UPA, colocando a Unidade em condições de funcionamento, também implantamos nos postos de saúde o acolhimento com classificação de risco, para que a população tenha um melhor atendimento nos bairros e só recorra à UPA quando a situação realmente necessitar de pronto atendimento”, explicou João Sakô. “Quero agradecer ao prefeito Gilson Fantin, que tem dado todo o respaldo para que possamos implantar as melhorias necessárias na saúde, a toda equipe da Prefeitura e à Apamir, que aceitou o desafio de gerenciar a UPA. Tenho certeza de que todos estão preparados para atender a população da melhor maneira”, ressaltou o secretário.

Para o presidente da Apamir, José Jeremias, a inauguração da UPA representa um grande passo para a saúde pública. “Contaremos com um atendimento moderno e eficaz aos usuários, com uma equipe altamente qualificada para o atendimento”, reforçou. Também discursaram na inauguração o diretor da DRS, Nilson Rezende Lara, e o vereador Marcelo Comeron, representando a presidência da Câmara. Prestigiaram o evento os prefeitos de Cajati (Luiz Koga), Jacupiranga (José Macedo) e Sete Barras (Miro Kabata), além do superintendente do Consaúde, José Antonio Antosczezem, diretores municipais de Saúde, vereadores e representantes de diversas entidades da região. A inauguração contou ainda com a apresentação da Banda Municipal de Registro.

SERVIÇO

A UPA está localizada à Rua Nelson Brihi Badur, 605 - Bairro São Nicolau (próximo da Unesp)

Telefone: 3821-3155





























Próxima NotíciaAplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS