Prefeito solicita apoio de deputados federais para viabilizar obras de infraestrutura

Gilson Fantin protocolou pedido de implantação de um porto seco no município.
O prefeito de Registro, Gilson Fantin, esteve em Brasília na terça-feira, 16 de abril, com objetivo de viabilizar melhorias para Registro. Acompanhado da diretora de Convênios da Prefeitura, Jô Rangel da Cruz, o prefeito participou de audiências com os deputados Walter Ihoshi e Nelson Marquezelli, a quem solicitou recursos para obras de infraestrutura e investimentos na educação e na saúde do município.

Gilson pediu atenção especial do deputado Marquezelli no encaminhamento da solicitação de um Porto Seco para Registro. “Trata-se de um empreendimento de baixo impacto ambiental que, em curto prazo, pode gerar em torno de mil empregos. Precisamos aproveitar a localização estratégica do município para implantar essa área de apoio à importação e exportação”, explica o prefeito. Ele acredita que o porto seco viabilizaria a reativação do ramal ferroviário que corta Registro e liga Santos a Cajati. A solicitação também foi protocolada no Ministério dos Transportes.

Portos secos são recintos alfandegados de uso público, nos quais são executadas operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagem. Nele são executados todos os serviços aduaneiros a cargo da Secretaria da Receita Federal, inclusive os de processamento de despacho aduaneiro de importação e de exportação. O Porto Seco recebe cargas diversas e prepara para exportação, recebe mercadorias em importação ainda consolidadas, podendo nacionalizá-las de imediato ou trabalhar como entreposto aduaneiro. No caso das importações, o local armazena a mercadoria pelo período desejado pelo importador, em regime de suspensão de impostos, fazendo a nacionalização fracionada.

Foto: Prefeito Gilson com o deputado Marquezelli

Crédito: André Oliveira