Prefeitura firma parceria para emitir carteirinhas de artesão da SUTACO

Termo de Cooperação foi assinado pelo prefeito Gilson Fantin na sexta-feira, 2 de outubro
Artesãos de Registro não precisarão mais se deslocar até a Capital para obter a carteirinha da SUTACO – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, ligada ao Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. O Prefeito Gilson Fantin assinou na sexta-feira, 2/10, o Termo de Cooperação com a SUTACO, visando treinar funcionários municipais para a emissão da carteirinha que formaliza a profissão de artesão.

O objetivo é a difusão do artesanato paulista com o desenvolvimento de ações que permitam identificar e cadastrar artesãos, matérias-primas e técnicas utilizadas, bem como as formas de organização e tipologias de artesanato. Três servidores da Prefeitura passarão por formação para serem agentes de cooperação responsáveis por atuar como interlocutores nas relações entre SUTACO e os artesãos.

“Os agentes de cooperação poderão cadastrar os artesãos para a emissão da carteirinha da SUTACO, que identifica o profissional do artesanato e dá acesso aos serviços prestados pela Superintendência, como a comercialização dos produtos, emissão de nota fiscal e orientação jurídica”, explica o Diretor de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura, Carlos Alberto Pereira Junior.

Segundo o Prefeito Gilson Fantin, a princípio o cadastro junto à SUTACO irá beneficiar os artesãos que comercializarão seus trabalhos no Mercado Municipal. “No entanto, artesãos de toda a região poderão comprovar suas técnicas e solicitar a carteirinha, sendo beneficiados pelos serviços da SUTACO. É mais uma forma que a Prefeitura utiliza para contribuir com o emprego e a geração de renda para a população”, destaca o Prefeito.

Próxima NotíciaInscrições abertas para o 2º Prêmio Guaracuí de Literatura Inscrições abertas para o 2º Prêmio Guaracuí de Literatura