Prefeitura participa do Mutirão de Cidadania no Capinzal

Saúde, Esportes e Meio Ambiente realizaram atividades durante a ação promovida pelo Sindicato Rural de Registro em parceria com FAESP/SENAR.
O prefeito Gilson Fantin, a primeira-dama Maria Amelia e o vice-prefeito Nilton Hirota participaram do casamento comunitário realizado no domingo, 27/10, na Escola Dona Irene Machado de Lima no Bairro Capinzal do Vitório. O casamento foi apenas uma das ações oferecidas durante o Mutirão de Cidadania no Campo, realizado pelo Sindicato Rural de Registro com a parceria de diversas entidades, entre elas a Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde participou do Mutirão com a realização de exames de pressão arterial, orientações sobre saúde e educação em saúde bucal. Vinculado à Secretaria, o CEREST também orientou sobre questões trabalhistas e previdenciárias, aplicação de agrotóxicos e utilização de EPI (equipamento de proteção individual), além de entregar materiais educativos sobre Saúde do Trabalhador.

Para a criançada, a Secretaria de Esportes realizou gincanas, jogos e brincadeiras. E a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente distribuiu mudas de árvores para os participantes do mutirão. A ação contou ainda com orientações sobre crédito e SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), corte de cabelo, decoração em unhas, massagem relaxante, emissão de Carteira de Trabalho e RG, fotos para documentos, apresentação de coral e concurso de desenho. No casamento comunitário, dez casais do município oficializaram a união com direito a troca de alianças e pose para fotos.

As atividades visam despertar o exercício da cidadania, levando os moradores a uma maior integração na família, no trabalho, na comunidade e na sociedade, como cidadão produtivo e responsável. O objetivo é orientar e informar o público rural sobre seus direitos e deveres básicos, para que possam exercer de forma ativa a cidadania.

O Mutirão da Cidadania do Campo é uma ação realizada pelo Sindicato Rural através da parceria FAESP/SENAR e em Registro acontece desde 2006 na zona rural. A edição deste ano também contou com apoio da Ótica Ribeira, Copy Joia – Artes Gráficas, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Cartório de Registro Civil, Programa Escola da Família, Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado, AME – Apoio ao Menor Esperança, Salão de Beleza Espaço Maria, ACIAR e Marina Sassaki Decorações.