Prefeitura de Registro e GPA se unem para realizar Campanha de Castração

Mutirão de cirurgias a baixo custo será realizado nos dias 15 e 16 de novembro na Escola Nicea Hirota.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Registro e o Grupo de Proteção aos Animais do Vale do Ribeira (GPA) firmaram parceria para realizar a Campanha de Castração de Cães e Gatos. O mutirão de cirurgias a baixo custo será realizado nos dias 15 e 16 de novembro, na Escola Nicea Hirota. O objetivo da ação é contribuir com o controle da população de cães e gatos e com o fim dos maus tratos aos animais.

“A esterilização é o modo mais eficaz de evitar a reprodução desordenada de cães e gatos e o abandono de tantos animais”, destaca a presidente do GPA, Márcia Colla. Segundo ela, a meta da Campanha é castrar pelo menos 250 animais, entre cães e gatos machos e fêmeas a partir dos dois meses de idade. A castração será realizada a preço subsidiado pela Prefeitura. O custo irá variar entre R$ 55,00 a R$ 105,00, conforme o porte do animal. As cirurgias serão feitas por profissionais da Clínica Veterinária Pets Health, de São Paulo, parceira da ação.

Qualquer munícipe poderá levar seu animal de estimação para castrar, mas é preciso fazer o cadastro no GPA. O grupo marcará uma data para o cadastro e pagamento antecipado das cirurgias, mas já recebe reservas de vagas pelo e-mail mcolla2001@gmail.com ou pelo telefone 3821-8082, de segunda a sexta, das 14 às 18 horas. Para acompanhar o andamento da campanha, é preciso acessar a fanpage gpa.valedoribeira. O GPA destaca que os recursos da castração serão repassados integralmente à Clínica Veterinária.

“O GPA realiza um trabalho muito importante de cuidado aos animais que sofrem as mais diversas formas de violência. Nosso objetivo, ao apoiar a Campanha de Castração, é contribuir com o fim do sofrimento de tantos animais abandonados”, salienta a Secretária de Saúde de Registro, Maria Cármen Amarante Botelho.

CASTRAR É UM ATO DE AMOR

A esterilização ou castração é uma cirurgia que impede definitivamente a procriação e ocorrência do cio. É um procedimento seguro, feito com anestesia geral por médicos veterinários.

A castração não afeta o comportamento do animal. Ele continua guardando a sua casa e não há prejuízo emocional na castração. Lembre-se que animais são diferentes das pessoas. Também não ocorre alteração da personalidade e eles não ficam obesos se mantiverem o exercício e o controle das calorias.

Além disso, a castração (machos e fêmeas) só traz vantagens com redução da incidência de doenças futuras, como câncer, nos órgãos reprodutivos.