Prefeitura de Registro realizará evento em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno

Encontro de mães será na terça-feira, 26 de agosto, no Salão Paroquial da Catedral São Francisco Xavier.
Mães em período de aleitamento e gestantes que desejam saber mais sobre os benefícios da amamentação estão convidadas a participar do Encontro de Mães que a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Registro irá promover na próxima terça-feira, 26 de agosto. O evento em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno será realizado no salão paroquial da Catedral São Francisco Xavier, a partir das 14 horas.

Com o tema “Amamentação: um ganho para a vida toda”, a roda de conversa tem o objetivo de sensibilizar, incentivar e orientar sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável das crianças em seus vários aspectos: biológico, psicológico e social.

O Encontro contará com apresentação de teatro com o grupo de agentes comunitários da Estratégia de Saúde da Família, vídeo e roda de conversa com especialistas (pediatra, ginecologista, assistente social, fisioterapeuta, dentista, nutricionista e psicólogo). “Será uma oportunidade para que gestantes e mães tirem dúvidas com os profissionais da saúde e conheçam as inúmeras vantagens do aleitamento materno”, enfatiza a secretária municipal de Saúde, Maria Cármen Amarante Botelho.

A pediatra do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Dra. Paula Frassinetti, explica que a Prefeitura reativou em fevereiro deste ano o programa “Vida Nova”, que acompanha o recém-nascido com uma equipe multiprofissional e orienta as mães a alimentarem os filhos exclusivamente com o leite materno durante os primeiros seis meses de vida do bebê. A equipe do “Vida Nova” visita a Maternidade do Hospital São João para orientar as novas mamães. Até o dia 15 de agosto, o programa já atendeu 751 mães, sendo 389 de Registro.

Além disso, pelo programa “Promovendo o Aleitamento Materno”, as gestantes e mães de crianças menores de 6 meses atendidas pelas unidades de saúde participam de encontros mensais e recebem orientações sobre amamentação, planejamento familiar, educação nutricional, odontológica e psicológica.

POR QUE É TÃO IMPORTANTE AMAMENTAR?

- Nos primeiros 6 meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento e nem de outros líquidos, pois o leite materno é completo. Mata a sede, a fome e possui todos os nutrientes que ele precisa para crescer e se desenvolver forte e saudável.

- Após os 6 meses, o bebê deve comer alimentos saudáveis e continuar sendo amamentado até os 2 anos ou mais, pois assim ele receberá todos os nutrientes que a amamentação oferece.

- Na amamentação, o bebê recebe os anticorpos da mãe para proteção contra infecções, principalmente diarreia e pneumonia. Além disso, a amamentação diminui o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade.

- A amamentação favorece a relação afetiva entre a mãe, o bebê e a família, e ajuda a criança a desenvolver-se bem, física e emocionalmente.

- A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento infantil, importante para que a criança tenha dentes fortes, saudáveis, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

VANTAGENS PARA A SAÚDE DA MULHER

- Amamentar é bom não só para a saúde do bebê, mas também para a saúde da mulher. Na mulher, o sangramento após o parto é menor, assim como as chances de ela vir a desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto cardíaco. A amamentação também pode ajudar na perda de peso.

DICAS PARA UMA AMAMENTAÇÃO BEM-SUCEDIDA

- Dê somente leite materno até os 6 meses de vida do bebê. Ele não precisa de água, chás, leites artificiais ou qualquer outro alimento nesse período.

- Nos primeiros dias após o parto, ofereça o peito muitas vezes, mesmo que você ache que tenha pouco leite. Essa quantidade costuma ser suficiente, pois esse leite, chamado de colostro, é o suficiente para atender as necessidades do bebê.

- O leite nunca é fraco, ele é sempre adequado para o desenvolvimento do bebê.

- Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horários regulares para mamar. Por isso, ofereça o peito sempre que ele quiser. Com o tempo, ele faz seu horário.

- Nas mamadas, dê tempo para o bebê esvaziar bem as mamas. O leite do fim da mamada é mais gorduroso, o que dá a saciedade ao bebê. Se ele não conseguir esvaziar as duas mamas em uma mamada, não se preocupe. Na mamada seguinte, ofereça primeiro a mama que o bebê não conseguiu esvaziar.

- Evite chupetas e mamadeiras, pois podem levar o bebê a rejeitar o peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração.

- Não use medicamentos sem receita médica. O médico vai lhe orientar quanto aos medicamentos mais adequados para uso durante a amamentação.

- Não é recomendado dietas para o emagrecimento da mulher. A mulher que amamenta precisa ter uma alimentação saudável.

- A mulher que amamenta tem muita sede. Por isso, beba bastante líquido.

- Evite bebidas alcoólicas e cigarros.

- A mulher em amamentação não deve fazer uso de drogas, como maconha, crack, cocaína, cigarro e bebida alcóolica.
Próxima NotíciaAplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS Aplicativo Zeladoria de Registro está disponível também para iOS