Projeto anual em escolas municipais conscientiza alunos sobre o combate à dengue

Além de várias ações que também contribuem muito para a redução de locais propícios para a reprodução do mosquito transmissor, um projeto anual nas escolas municipais está sensibilizando os alunos sobre os perigos que a dengue.
A Prefeitura de Registro, através da Secretaria Municipal de Educação, continua na luta contra a dengue. Além da Operação Cidade Limpa e dos Arrastões, que também contribuem muito para a redução de locais propícios para a reprodução do mosquito transmissor, um projeto anual nas escolas municipais está sensibilizando os alunos sobre os perigos que a dengue oferece à população. Durante todas as primeiras semanas de cada mês, desde o início do ano letivo, as escolas, EMEIs e creches desenvolvem ações para conscientizar os alunos sobre o combate ao Aedes aegypti.

Cada unidade de educação escolhe como o tema será abordado. Em teatros, palestras, confecção de cartazes, desenhos, poemas, músicas e uma infinidade de outras maneiras didáticas, os alunos aprendem a eliminar os criadouros e a reconhecer o mosquito e os sintomas da dengue. Incluindo o tema no currículo escolar, as crianças viram agentes multiplicadores, levando o conhecimento adquirido até suas famílias e para a comunidade onde estão inseridas.

“Acredito que o trabalho nas Unidades Escolares e creches colaborou muito na prevenção e combate à dengue, com execução de movimentos nas comunidades, palestras e conversas com os pais de alunos, atividades recreativas e mutirões de limpeza”, disse a secretária de Educação Simone Patrícia Castilho Cunha. Segundo ela, a atenção é contínua e rotineira e a retomada do tema mensalmente culmina em mais ações.