Projeto sustentável de Horta Comunitária ajudará Comunidade Terapêutica de Registro

Todo o alimento produzido será revertido para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social (dependentes químicos) que se encontram internadas e ao Projeto Prato Fraterno.
Um projeto sustentável de horta comunitária com sistema de irrigação e compostagem para produção de alimentos promete fazer toda a diferença na Comunidade Terapêutica Vale do Encontro, localizada no bairro Taquaruçu.

A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, está contribuindo diretamente com esta iniciativa, disponibilizando sementes e implemento agrícola para a preparação da horta. Os responsáveis por isso são o Secretário Municipal, Nelson Bazilio, e o Chefe da Divisão Técnica Agrária, Adriano Hermes de Sousa.

O projeto será realizado pela Equipe de Voluntariados Sabesp e conta com o apoio de representantes das Universidades, entidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, associações técnicas e não governamentais, representantes de entidades de classe, tais como a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental – ABES Subseção Vale do Ribeira.

O plantio atenderá a um dos oito Objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU, que ao analisar os maiores problemas mundiais estipulou esse desafio cujas metas deverão ser atingidas em todos os países até o final de 2015.

“Este projeto encontra-se aberto para as entidades que quiserem doar mudas de hortaliças, legumes e árvores frutíferas. A proposta da horta comunitária é produzir alimentos para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social (dependentes químicos) que se encontram internados em recuperação na Comunidade Terapêutica Vale do Encontro. Além disso, os alimentos serão destinados para o Projeto Prato Fraterno, que atualmente atende 40 pessoas em situação de rua e itinerantes, e pessoas da zona rural que vêm para a cidade em consultas médicas ou de encaminhamentos sociais, com café da manhã e almoço de segunda a sexta-feira”, acrescentou Bazilio.

A horta comunitária será implementada no dia 07/03, a partir das 8h30, na sede da Comunidade Terapêutica Vale do Encontro.