Registro conquista avan鏾 no Programa Munic韕io VerdeAzul

Com o investimento em a珲es de prote玢o ao meio ambiente, Registro melhorou quase 100 posi珲es no ranking estadual.
Lan鏰do em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Munic韕io VerdeAzul visa estimular e capacitar as prefeituras a implementar e desenvolver uma Agenda ambiental estrat間ica. Ao final de cada ciclo anual avaliada a efic醕ia dos Munic韕ios na condu玢o das a珲es propostas. Este ano, Registro conquistou um importante avan鏾 no Indicador de Avalia玢o Ambiental-IAA, melhorando quase 100 posi珲es no ranking estadual.

O munic韕io passou da nota 18,00 (em 2013) para 38,21 este ano, deixando a posi玢o 460 para alcan鏰r a marca de 366 colocada no Estado. Considerando que em 2011 Registro obteve a nota 14,67 e em 2012 recebeu 12,21 - ficando fora do ranking estadual, a m閐ia deste ano representa uma grande conquista para o munic韕io.

Interlocutora do Programa em Registro e respons醰el por fornecer as informa珲es da Prefeitura, Helo韘a Beltrame explica que a pontua玢o dada por meio da comprova玢o de a珲es realizadas durante todo o ano. 揙 Programa Munic韕io VerdeAzul considera 10 diretivas para avaliar o desempenho das cidades: esgoto tratado, res韉uos s髄idos, biodiversidade, arboriza玢o urbana, educa玢o ambiental, cidade sustent醰el, gest鉶 das 醙uas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Aqui no munic韕io foram registradas atividades em todos os quesitos e enviadas para avalia玢o, sendo que pontuamos em todas as diretivas, destaca Helo韘a, chefe da Coordenadoria T閏nica de Saneamento Ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agr醨io e Meio Ambiente.

揙 aumento da pontua玢o n鉶 s mostra uma maior preocupa玢o com o meio ambiente equilibrado e a qualidade de vida, como tamb閙 pode facilitar o acesso a recursos por meio de conv阯ios com o Fundo Estadual de Preven玢o e Controle da Polui玢o FECOP, fundo vinculado Secretaria Estadual de Meio Ambiente que tem por objetivo o apoio e incentivo a execu玢o de projetos relacionados ao controle, preserva玢o e melhoria das condi珲es do meio ambiente no Estado de S鉶 Paulo, ressalta o Secret醨io Municipal de Desenvolvimento Agr醨io e Meio Ambiente, Nelson Baz韑io.

O Secret醨io destaca o empenho de todos os setores da Prefeitura, j que o Programa avalia diversas quest鮡s que contribuem com o meio ambiente. Registro ampliou o indicador por uma s閞ie de fatores, entre eles, o aumento de ciclovias, obras de drenagem, qualidade da 醙ua, obras de saneamento, campanhas e eventos de educa玢o ambiental, arboriza玢o urbana, cal鏰das verdes, etc. O fato de o Munic韕io ter conv阯io com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente para auxiliar os produtores a fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ter o Conselho Municipal de Meio Ambiente (formado no ano passado) e melhorado as condi珲es do aterro sanit醨io tamb閙 contribu韗am com o aumento do indicador.

Na 鷏tima avalia玢o da CETESB, realizada em outubro, o aterro sanit醨io recebeu nota 8,7, mostrando que est em condi珲es adequadas. No ano passado, a m閐ia subiu de 6,6 em janeiro para 8,4 em dezembro.
Pr髕ima Not韈iaInscri珲es abertas para o 2 Pr阭io Guaracu de Literatura Inscri珲es abertas para o 2 Pr阭io Guaracu de Literatura