Registro forma Comissão Preparatória para a etapa municipal da 5ª Conferência das Cidades

Etapa municipal será realizada no dia 30 de julho no Teatro Wilma Bertelli.
Organizando a etapa municipal da 5ª Conferência das Cidades, que será realizada no dia 30 de julho no Teatro Wilma Bertelli (KKKK), a Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Registro reuniu 10 representantes e 9 suplentes de diversos setores da sociedade para compor a Comissão Preparatória da Conferência, a fim de democratizar, fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano.

A Comissão Preparatória Municipal deverá providenciar a sistematização de dados, informações, conclusões e encaminhamentos da 5ª Conferência Municipal da Cidade e é composta por: Roberto Francelino da Silva - represente da Prefeitura de Registro; Aurea Muller - da Associação da Pessoa com Deficiência de Registro; Prof. Dr. Marcelo Vieira Ferraz –da Universidade Estadual Paulista – UNESP; Rosemeire Lara dos Santos – do Sindicato dos Empregados do Comércio de Registro; Hélio Borges Ribeiro – da Associação Comercial de Registro – ACIAR; José Geraldo de Sales – da Associação dos Moradores da Vila Nova; Cassiano Henrique Monteiro Correa Ramos – do CREA- UGI Registro; Osvaldo Sérgio Machado – representante da Câmara Municipal de Registro; José Roberto Barbosa Satto – da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Ribeira; e Claudia Nakamura – do Sindicato dos Arquitetos de São Paulo.

As Conferências das Cidades colocam na agenda pública e política questões urbanas que sempre foram preteridas ou tratadas apenas no âmbito local (ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso a moradia, mobilidade urbana, entre outros). Elas promovem a formação de redes de difusão de informações sobre a função social da cidade e da propriedade e fortalecem o Conselho das Cidades, que age como o interlocutor das propostas aprovadas em plenárias, ampliando a participação popular. As conferências constituem a oportunidade máxima de participação e pactuação política ao construir um espaço para a sociedade compartilhar a elaboração e avaliação das políticas públicas e de sua implementação.

A etapa municipal discutirá o Texto Base Nacional e as prioridades do Ministério das Cidades para a Política de Desenvolvimento Urbano no período de 2014 a 2016. A organização da Conferência terá autonomia para preparar um texto base próprio e criar propostas de emendas, que serão encaminhadas para as etapas Estadual e Nacional. Também será realizada a eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

A 5ª Conferência Nacional das Cidades, cujo tema é “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!” será presidida pelo Ministro de Estado das Cidades e se realizará em Brasília, no período de 20 a 24 de novembro. A organização do evento é de responsabilidade do Ministério das Cidades com o apoio do ConCidades - Conselho das Cidades.