Registro levará talentos culturais para o Revelando São Paulo Vale do Ribeira

Além do estande de artesanato, onde a Secretaria Municipal de Cultura também apresentará a história do Município, o grupo de Taikô e a Banda Municipal subirão ao palco do Revelando.
O Município de Registro estará presente mais uma vez no Revelando São Paulo Vale do Ribeira - Mostra da Cultura Paulista Tradicional - que acontece em Iguape entre os dias 3 a 7 de junho, no Centro de Eventos Prefeito Casemiro Teixeira. No estande especial preparado pela Secretaria Municipal de Cultura, Registro mostrará seu artesanato tradicional, além de contar a história da colonização por meio de vídeos-documentários.

O artesão Adriano, por exemplo, levará suas esculturas feitas em madeira de brejaúva. O estande, que contará com a réplica de um Torii – portal japonês -, mostrará ainda exemplares de artesanato em junco, trançados e trabalhos manuais.

No palco do Revelando São Paulo o público poderá vibrar com o ritmo dos tambores do Grupo de Taiko “Ribeira Ryofu Daiko”. Os japoneses acreditam que a batida forte e pausada do taiko fala aos corações das pessoas. A tradicional melodia dos tambores será apresentada no Festival da Amizade.

A Banda Municipal de Registro também mostrará todo o seu talento no Encontro de Bandas e Fanfarras, que acontece a cada edição do Revelando. Sob a regência do Maestro Adriano Maciel, os meninos e as meninas da Banda apresentarão um repertório bastante diversificado, do erudito ao popular.

O REVELANDO

Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Organização Social Abaçaí Cultura e Arte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Iguape, o Revelando São Paulo Vale do Ribeira apresenta importantes registros das culturas tradicionais de mais de 90 cidades.

O palmeado do Fandango, o Encontro de Bonecões do Vale e o cortejo do Boi Tatá, elementos marcantes da cultura do Vale do Ribeira, dividem o palco com manifestações de todo o estado, como o Congado Paulista, as Violas Caipiras e a noite de São João.

Conhecido como o Festival dos sabores paulistas que reúne as pessoas em torno da mesa, o Revelando Vale do Ribeira em sua 12ª edição destaca a culinária caiçara, com pratos como peixe espalmado, um filé sem espinha, defumado e salgado na fumaça do fogão a lenha, tradicional de Cananéia que também traz uma das grandes atrações do Vale: a cataia, cachaça consagrada como o “Whiskey de pescador”.

Quem estiver em Iguape para aproveitar o feriado de Corpus Christh também vivencia os saberes e fazeres do artesanato. No trabalho minucioso, as peças ganham beleza, encantamento e contam a trajetória de tradicionalidade de uma comunidade ou região, definindo culturas por meio de peças feitas de cerâmica, palha de milho, barro ou argila, fibra de bananeira. Bordados, tricô, crochê, trabalhos em tear, arte em ferro e madeira completam a Mostra da expressão que combina arte e utilidade cotidiana.

Para o palco do Revelando são esperadas mais de 100 apresentações artísticas e musicais. Diariamente das 9h às 21h a programação revela a importância da cultura imaterial, de saberes e fazeres de várias comunidades e pessoas das regiões que formam a identidade cultural de São Paulo.