Registro realizará vacinação contra a gripe a partir do dia 15

Vacina é destinada a idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, puérperas, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos
A Secretaria Municipal de Saúde de Registro realizará no período de 15 a 26 de abril a campanha de vacinação contra a gripe. A vacina é destinada a idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas e profissionais de saúde.

A novidade para a campanha deste ano é a inclusão do grupo de mulheres puérperas (que deram à luz em até 45 dias) entre a população alvo, assim como a população privada de liberdade (presidiários).

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B. A população alvo da campanha poderá receber a vacina gratuitamente em qualquer unidade de saúde do município.

Apesar de ter início no próximo dia 15, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe será no sábado, 20 de abril, quando os postos de saúde funcionarão especialmente para aplicar a vacina.

A chefe de Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Ezeiza Stockler, ressalta que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, já que é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção. "Está certo que a vacinação contribui para a redução da ocorrência da influenza, internações e óbitos. Por isso é importante que as pessoas procurem sua unidade de saúde, pois serão duas semanas de vacinação”.