Registro terá representante na Conferência Nacional das Cidades

Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, foi realizada a 5ª Conferência Estadual das Cidades, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Na ocasião, as propostas levantadas na etapa municipal, realizada em Registro no dia 10 de julho, foram apresentadas juntamente com as mais de 3 mil propostas recebidas de todas as regiões administrativas a fim de serem estudadas e unidas em um só texto. O documento final será encaminhado para a etapa Nacional onde ocorrerá a discussão, votação e aprovação das Prioridades do Ministério das Cidades para a Política de Desenvolvimento Urbano no período 2014-2016.

A 5ª Conferência Nacional das Cidades será realizada em Brasília no mês de novembro e contará com uma representante de Registro. Como delegada suplente, Claudia Nakamura poderá apresentar e discutir propostas, democratizando o direito da cidade de participar da construção de políticas públicas.

No primeiro dia da Conferência Estadual, mais de duas mil pessoas de todo o Estado estiveram presentes no evento e acompanharam a apresentação do decreto que cria o Conselho Estadual das Cidades (Concidades-SP), feita pelo secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, representando o governador Geraldo Alckmin. Nos três dias do encontro, parlamentares, prefeitos, secretários paulistas, representantes dos movimentos populares e de classes e centenas de delegados municipais discutiram as propostas que, reunidas em prioridades, contribuirão para o fortalecimento do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Com o tema “Reforma Urbana Já”, as Conferências - que estão sendo consideradas um marco na trajetória do movimento pela reforma urbana - são espaços de debates democráticos que auxiliarão na criação do Sistema e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano, com recursos para apoiar as ações de cooperação entre estados e municípios nas áreas metropolitanas e em todas as cidades brasileiras.

Os representantes de Registro que estiveram presentes foram: Élcio Rigante e Claudia Nakamura; do poder executivo municipal, Áurea Muller, da Associação da Pessoa com Deficiência, foi a representante das ONGs, e José Geraldo Sales, da Associação dos Moradores da Vila Nova, foi representando os Movimentos Populares.