Sábado é o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe

Secretaria de Saúde de Registro realiza a campanha até 26 de abril
O próximo sábado, 20 de abril, é o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe, realizada em Registro pela Secretaria de Saúde da Prefeitura. Mais de 60 profissionais da Secretaria estarão trabalhando nas unidades de saúde especialmente para vacinar a população a partir das 8h.

A campanha segue até 26 de abril e todas as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes e trabalhadores de saúde devem comparecer na unidade de saúde mais próxima para serem vacinados. Também devem receber a vacina as mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e doentes crônicos (com doenças respiratórias, doenças no fígado, no coração e diabetes). Os postos de saúde funcionam das 7h às 17h e recomenda-se chegar até 16h30 para a vacinação.

A vacinação é feita com objetivo de diminuir o risco de ter a doença grave e visa contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. Feita com o vírus inativado, a imunização é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo. De acordo com Ezeiza Stockler, chefe da Divisão Técnica de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, a vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Quem foi vacinado em 2012 também precisa tomar uma nova dose da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

A Prefeitura de Registro recebeu até o momento 4 mil doses e está prevista a chegada de mais 4 mil em breve. Todas são acondicionadas em câmaras apropriadas em salas climatizadas de acordo com a norma técnica de imunização. Os profissionais envolvidos na campanha receberam treinamento específico no dia 4 de abril para o correto acondicionamento, manuseio e aplicação da vacina. A Secretaria também enviou convites aos estabelecimentos de saúde públicos e particulares, para que todos os funcionários sejam imunizados.

Fotos: Internos do Lar dos Velhinhos receberam a vacina contra a gripe nesta segunda-feira, 15/04