Saúde realizará campanha de vacinação contra a paralisia infantil em Registro

A partir deste ano, a vacinação será destinada a todas as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos.
Apesar de o Brasil não ter registro de casos da paralisia infantil há 23 anos, o País precisa continuar protegendo as crianças com a vacinação, já que ainda há risco de o vírus ser reintroduzido em território nacional. Por isso, todo ano o Ministério da Saúde promove a campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Em Registro, a campanha também será realizada entre os dias 8 e 21 de junho, pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura.

Como o Ministério da Saúde mudou o esquema vacinal, a partir desta campanha a vacina é destinada a todas as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças nessa faixa etária. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca e é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada.

Mesmo as crianças que já tenham tomado a dose nos anos anteriores devem receber novamente as gotinhas que previnem contra a pólio, assim como aquelas que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos de saúde, para serem avaliadas se devem ou não tomar a vacina. Crianças com febre acima de 38º Celsius, ou com alguma infecção, também devem ser avaliadas por um médico.

A vacinação será aplicada em todos os postos de saúde de Registro, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.