Saúde de Registro retoma projeto de atenção especial a parturientes e recém-nascidos

Em pouco mais de um mês de trabalho foram realizados 117 atendimentos pelo Projeto Vida Nova.
Com a proposta de captar precocemente crianças nascidas no Município e garantir que elas tenham acompanhamento adequado por profissionais da saúde desde os primeiros dias de vida, a Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou em fevereiro o Projeto Vida Nova. Em pouco mais de um mês de trabalho foram realizados 117 atendimentos.

Este Projeto, que estava inativo desde 2009, tem o objetivo de reduzir os índices de mortalidade materno-infantil. A inciativa preconiza que a primeira consulta do recém-nascido seja com médico pediatra e a visita pelas equipes do programa de saúde da família, nos primeiros sete dias de vida.

Composto por uma equipe multidisciplinar, o Vida Nova conta com a participação de nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e terapeuta ocupacional, coordenados pela pediatra, autora do projeto e articuladora do NASF, Paula Frassinetti.

“A visão da equipe atual tem como objetivo não só captar precocemente o RN e a puérpera para o atendimento na atenção básica, mas ter um olhar diferenciado para os riscos e vulnerabilidades deste binômio mãe e filho”, afirmou a pediatra.

De acordo com Paula Frassinetti, o apoio do Governo Municipal é fundamental para que o projeto continue prezando pela saúde das mamães e dos bebês registrenses. “O prefeito Gilson e o secretário de Saúde, João Sakô, viram a importância do acolhimento e da pactuação com as diretrizes da rede cegonha. É fundamental essa preocupação do Governo Municipal em trabalhar de forma preventiva desde o nascimento da criança”.

Com este acompanhamento individual, as mães são orientadas a alimentarem os filhos exclusivamente com o leite materno durante os primeiros seis meses. Além disso, é verificado de perto o crescimento e o desenvolvimento neuropsicomotor do bebê, que tem garantidas consultas com pediatras, intercaladas com os médicos de família, até o segundo ano de vida. Durante as visitas, a equipe também certifica se a criança foi vacinada contra a hepatite B e realiza o teste do pezinho, orelhinha e coraçãozinho.

COLABORAÇÃO

O projeto é realizado em parceria com o Hospital e Maternidade São João e conta com o apoio e cobertura nos finais de semana dos técnicos do alojamento conjunto do hospital. As visitas são realizadas de segunda à sexta pela equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde, no período da manhã.