Secretaria de Desenvolvimento Agrário quer estimular Agricultura Orgânica no Vale do Ribeira

Evento na Semana da Agricultura Orgânica reuniu cerca de 60 participantes de diversos municípios da Região
Técnicos, produtores rurais e estudantes tiveram a oportunidade de participar da Semana da Agricultura Orgânica, realizada no último dia 11. Promovido pela Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, o evento contou com aproximadamente 60 participantes que representaram os municípios de Registro, Cajati, Eldorado (ITESP), Juquitiba, Miracatu, Iguape, Barra do Turvo, Mongaguá e Rio Claro (RJ).

A iniciativa teve a proposta de debater questões sobre a sustentabilidade ambiental, o sistema de produção orgânico e a importância de uma alimentação saudável. Com palestras sobre custo de produção, linhas de financiamento, compras públicas de alimentos, estratégia de comercialização e experiência em venda direta ao consumidor, a programação foi realizada em parceria com a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e Associação de Produtores Orgânicos da Região (AOVALE), com apoio do SEBRAE-SP e Sindicato Rural de Registro.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Nelson Bazílio da Silva, explicou que a Semana teve um conceito motivacional para estimular o micro e pequeno produtor. “Quem produz agricultura orgânica agrega muito valor ao seu produto, pois se trata de uma técnica livre de adubos químicos e agrotóxicos que interferem na saúde do consumidor. Iniciamos este trabalho para que os produtores e interessados em ingressar no negócio adotem este tipo cultura que inclusive contribui de forma significativa para a saúde da população”.

A Semana da Agricultura Orgânica contou com a participação de Eduardo Zahn (CATI), Rubens Shimizu (Sindicato Rural), Breno Tadeu (presidente da AOVALE), Fábio Brass (SEBRAE-SP), Rogério Haruo Sakai (CATI) e dos colaboradores Adriano Hermes de Sousa e Giovanna Margheri Nunes Joaquim, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Registro.