Secretaria de Educação leva alunos do 3º ano ao teatro

Uma parceria entre as secretarias de Cultura e Educação permitiu que 639 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, de 13 escolas municipais, assistissem ao espetáculo infantil 'A Linha Mágica'. A peça, exibida nos turnos da manhã e tarde, contou a história de Pedro, uma criança que vive inquieta e ansiosa como tantas da mesma idade. Em um dia, ele recebe de uma mulher misteriosa uma linha mágica que lhe permite avançar no tempo e a cada momento ruim da vida, Pedro atravessa determinadas etapas.

A aluna da EMEF Profª Ana Pinto Banks, Camila Machado de Souza, de 8 anos, fez questão de prestar atenção no personagem principal da peça. “O Pedro quis que o tempo passasse muito rápido, mas ele deixou de aprender o que deveria na idade certa. A ansiedade dele não permitiu que ele estudasse corretamente”.

Já a colega de escola, Laura Caroli Eirós, também de 8 anos, gostou quando Pedro se declarou para Liza. “Eu mais gostei quando houve o pedido de casamento. Eles formaram um lindo casal. Eu só acho que ele deixava de viver presente, querendo sempre antecipar o futuro”.

Para o xará do personagem da peça, Pedro Lucas Bernardo Mariano, de 8 anos, da EMEB Pedreira do Arapongal, o menino não deveria acelerar o tempo. “Eu não faria o que Pedro fez. O que adiantou depois se ele não aprendeu o que deveria na escola?”.

A interação dos alunos com a cultura possibilita um conhecimento importante para o aluno nesta fase. “Essa experiência lúdica com peças de teatros permite que a criança evolua no aprendizado, dando a oportunidade delas viverem algo novo e que contribui para a vida de cada uma delas”, explicou a Técnica de Projetos Educacionais, Cilze Guedes.

O espetáculo 'A Linha Mágica', da Fabulosa Companhia de São Paulo, foi uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Registro, por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.