Secretaria Municipal do Meio Ambiente firma parceria com a Unesp para incentivar jardins de baixo custo

Objetivo é implementar os jardins nos conjuntos habitacionais da CDHU em Registro. Primeiro bairro contemplado será o Bloco D1.
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, a Prefeitura de Registro firmou parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) para a elaboração e desenvolvimento de projeto de implementação de jardins de baixo custo e fácil implantação nas casas da CDHU.

O objetivo do projeto é fornecer orientação, por meio de palestras aos moradores dos conjuntos habitacionais da CDHU, sobre a importância da arborização urbana e das plantas ornamentais, visando melhorar as condições ambientais, sociais e paisagísticas dos bairros. A princípio o projeto será desenvolvido no Bloco D1, onde serão escolhidas quatro residências para servirem como modelo. A praça do bairro também receberá paisagismo.

O projeto conta com a coordenação do Prof. Dr. Marcelo Vieira Ferraz, responsável pelas disciplinas de ‘Floricultura e Paisagismo’ e ‘Espaços Verdes Urbanos’ da Unesp, e também com a participação da graduanda em Agronomia, Letícia Gutierres, estagiária e bolsista por meio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp.

O cronograma vai até dezembro deste ano e, durante o período, serão feitas a formulação do projeto, as palestras no Bloco D1 e a implantação de modelos de jardins. Na primeira reunião, realizada no dia 2 de abril, o Secretário de Meio Ambiente, Nelson Barba, e a Chefe da Coordenadoria Técnica de Saneamento Ambiental, Heloísa Beltrame, acompanharam os representantes da Unesp em uma visita ao Bloco D1 para escolher os locais que servirão como modelo de jardinagem. O próximo passo é a busca por parcerias e fornecedores junto às entidades do Município.