Secretaria de Saúde qualifica profissionais do setor sobre o uso de medicamentos fitoterápicos

Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, técnicos de farmácia, nutricionistas, dentistas e psicólogos, aprenderam a respeito da Farmacologia dos Fitoterápicos contemplados na RENAME.
A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está qualificando os profissionais do setor com o curso ‘Farmacologia dos Fitoterápicos contemplados na RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais)’. A palestra foi ministrada pela farmacêutica, Profª Drª Nilsa Wadt, na sede da UNESP entre os dias 28 e 31 de julho. O público foi composto por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, técnicos de farmácia, nutricionistas, dentistas e psicólogos.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Maria Cármen Amarante Botelho, que fez questão de comparecer em todos os dias da abertura do curso, a proposta da capacitação é contribuir com o acolhimento dos pacientes na rede municipal. “A qualificação é importante para que os profissionais de saúde prescrevam os medicamentos fitoterápicos, contemplados pela RENAME, disponibilizados pelo SUS e padronizados pelo nosso Município”.

Segundo a farmacêutica Márcia Cristina Ribeiro Riboski, Coordenadora da Assistência Farmacêutica de Registro, os medicamentos fitoterápicos podem contribuir muito em diversos tratamentos. “Os participantes do curso saberão mais a respeito do uso de plantas para terapias em odontologia, pediatria, nevralgias diabéticas, curativos de escara, entre outros”.

Está é a segunda etapa da qualificação. A primeira aconteceu no mês de maio, com o curso ministrado pelo médico Homeopata, Dr. Edson Prata, que palestrou sobre a Homeopatia para cerca de 90 profissionais da saúde e estudantes do curso de Farmácia das Faculdades Integradas Vale do Ribeira (FVR), do grupo educacional Unisepe.

O fechamento do ciclo será destinado aos Agentes de Saúde, em data a ser definida, com aulas nas próprias Unidades de Saúde, com o tema ‘Plantas Medicinais e cultivo em vasos e pequenos espaços’.

A realização do curso faz parte do projeto de capacitação em plantas medicinais e fitoterápicos aos profissionais da saúde do Ministério da Saúde e contou com a colaboração da farmacêutica, Tânia Shiguena Yokota, responsável pelo projeto de implantação da Fitoterapia no Município.