Seminário busca fortalecer rede de proteção a crianças e adolescentes

Realizado pelo Condeca, evento reuniu cerca de 500 pessoas em Registro.
O prefeito Gilson Fantin participou no dia 27 de junho da abertura do Seminário de Fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente, no auditório do Hotel Estoril em Registro. Realizado pelo Conselho Estadual dos Diretos da Criança e do Adolescente (Condeca), o evento contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas de 14 municípios da região – recorde de público entre os seminários realizados em 16 regiões até então. Ao todo, 28 seminários acontecerão no Estado.

“A participação maciça neste evento só demonstra o comprometimento de todos os 14 municípios com a causa da criança e do adolescente. Trata-se de um momento ímpar para discutir políticas públicas que possam oferecer condições para o desenvolvimento socioeducativo das crianças e adolescentes, além do fortalecimento dos vínculos familiares”, ressaltou o prefeito de Registro.

A abertura do seminário contou também com a presença do coordenador de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado, Ricardo Alves; do presidente do Condeca Estadual, Ezequias Marcelino da Silva Filho; da diretora técnica da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), Ana Lourdes Fidelis de Oliveira; do vereador Osvaldo Machado, representando a Câmara Municipal de Registro; do conselheiro tutelar José Geraldo Sales (Jerri); da coordenadora do CRAM e representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosa Martins; além da participação especial de Renato Lopes de Souza, representando as crianças; e Eduardo dos Santos, representando os adolescentes.

Ana Lourdes, da DRADS, destacou o envolvimento da rede de proteção e a importância de fortalecer o sistema de garantias de direitos das crianças e adolescentes. O adolescente Eduardo resumiu o propósito do seminário: “Todos viemos aqui para assumir compromissos”, disse ele, reforçando também o protagonismo juvenil.

O seminário contou com palestras sobre o histórico do sistema de garantias dos direitos das crianças e adolescentes e a sistemática da destinação do Imposto de Renda aos Fundos de Direitos das crianças e adolescentes. À tarde, os participantes debateram sobre as atribuições dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sistema de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e Boas Práticas.

Realizado pelo Condeca-SP, o Seminário contou com apoio do CMDCA-Registro e da DRADS, além da apresentação da Banda Marcial de Registro, que abrilhantou a abertura do evento ao tocar o Hino Nacional e o Hino de Registro. O CREAS e o Projeto Jovemix de Registro também expuseram uma instalação de artes abordando a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes.